Principais curiosidades sobre o GTA 4


Conheça alguns detalhes sobre este game, que está completando 12 anos de lançamento e que é um dos maiores sucessos da Rockstar.

O jogo Grand Theft Auto IV (GTA 4), foi lançado no ano de 2008 e desde então, já foi um grande sucesso, com mais de 3 milhões de cópias vendidas, só nas primeiras 24 horas. E para celebrar o aniversário de 12 anos desse grande jogo, é preciso relembrar ou até mesmo desvendar algumas curiosidades sobre ele.

A principal inspiração

Muita gente não sabe, mais uma das curiosidades sobre o GTA 4, é que o jogo foi todo inspirado em filmes russos, sobre a máfia. Mais precisamente pelos sucessos “Brother 1” e “, Brother 2”, que foram ao ar nos anos de 1997 e 2000.

Já o rosto e detalhes do personagem Niko Bellic, foi todo inspirado em Sasha, do filme “Atrás das Linhas Inimigas” do ano de 2001.

curiosidades sobre o GTA 4

A física diferente

Entre todos os jogos da franquia, GTA 4 foi o primeiro a usar um tipo de física diferente, conhecida como “ragdoll”, em seus personagens. Isso fez o game ser mais realista, com explosões mais emocionantes, especialmente quando um veículo ia aos ares.

A criação do jogo foi iniciada em 2004 e contou com mais de 150 pessoas na equipe de produção. O trabalho começou logo após o lançamento do GTA: San Andreas e o grupo todo foi liderado por grandes profissionais que participaram da criação do GTA 3.

curiosidades sobre o GTA 4

Líder em vendas

Outra curiosidade sobre o GTA 4, é que no dia em que o jogo foi lançado, ele vendeu mais de 3 milhões de cópias em menos de 24 horas, gerando cerca de US$ 310 milhões de receita.

Na mesma semana, o game bateu a marca de 6 milhões de unidades comercializadas e US$ 500 milhões de receita. Até o ano de 2013, esse número já tinha subido para 25 mil cópias do jogo vendidas.

Só em 2008, GTA 4 ganhou mais de 39 prêmios como o melhor jogo do ano, sendo que 25 deles foi dado por críticos especializados e 14 por leitores, perdendo apenas para Fallout 3, que recebeu 69 reconhecimentos na mesma época.

A homenagem

curiosidades sobre o GTA 4

O sucesso do game foi tão grande, que no jogo Marvel’s Spider-Man, que foi feito para ser jogado no PlayStation 4, há uma clara homenagem incluída. Isso ocorre na missão onde o Homem-Aranha precisa rastrear um homem chamado Niko, que tem a intenção de assaltar um cassino e na ocasião, ele menciona que tem um irmão que se chama Roman.

Esse detalhe é uma inclusão bem clara que homenageia GTA 4, onde há uma alusão ao protagonista do jogo da Rockstar e do seu primo.

Lançamento para computador

Uma das curiosidades sobre o GTA 4 também, é que depois de chegar nos consoles de PlayStation 3 e Xbox 360, o jogo foi lançado para ser acessado em computadores, mas tinha sérios problemas, que foram resolvidos posteriormente.

Na época, as placas de vídeo que tinham 2GB ou mais, não podiam ser reconhecidas e isso fazia com que o uso de memória fosse limitado para 1GB. O erro, embora fosse bem grave, foi resolvido em 2016 para alegria dos jogadores, fãs do game.

curiosidades sobre o GTA 4

Por Alan Carvalho.

Veja outras dicas de games na categoria Games.