Primeiro ônibus totalmente elétrico do Alasca é capaz de suportar temperaturas de até -40 C

Créditos: Thomas Built Buses

Uma companhia chamada de Thomas Built Buses, controlada pela gigante do setor Daimler Trucks, sediada nos Estados Unidos, vem trabalhando em automóveis elétricos desde o início dos anos 2000, no entanto, seus ônibus escolares totalmente elétricos têm sido considerados suas maiores inovações.

Recentemente, um dos ônibus criado pela Thomas Built Buses se tornou o primeiro ônibus escolar elétrico a ser colocado em uso no estado do Alasca, nos Estados Unidos, sendo capaz de transportar alunos de forma eficaz.

Embora o fato de tais ônibus serem totalmente elétricos possa surpreender, um dos detalhes mais impressionantes destes veículos está em sua capacidade de funcionar mesmo em temperaturas extremamente baixas. A companhia Thomas Built Buses revelou que seus ônibus elétricos são capazes de se locomover mesmo em temperaturas de até -40 °C, o que é um fator de muita importância considerando que estão sendo utilizados nas baixas temperaturas do Alasca.

O novo ônibus da Thomas Built Buses é o primeiro e atualmente o único ônibus escolar totalmente elétrico do Alasca, o qual vem sendo usado desde outubro de 2020. Além de oferecer uma grande vantagem para o meio ambiente, pelo fato de não emitir gás carbônico, o ônibus elétrico da companhia também é capaz de fazer percursos de cerca de 48km diariamente, sem que seja necessário recarregar sua bateria.

A empresa por trás da locação do ônibus escolar elétrico, a Tok Transportation, comprou o ônibus pelo valor de 50 mil dólares, mesmo que o veículo, na verdade, custe cerca de 400 mil dólares. A companhia revelou que teve a ajuda de um financiamento feito pela Autoridade de Energia do Alasca, que cobriu os 350 mil dólares restantes, além de pagar pelos painéis solares que há no ônibus. Ao total, considerando a atual cotação do dólar, o ônibus elétrico da Thomas Built Buses corresponde a quase 2 milhões e 300 mil reais.

Gerald Blackard, o proprietário da Tok Transportation, revelou que ficou impressionado com o desempenho do ônibus elétrico: “O ônibus tem tido um bom desempenho e definitivamente correspondeu às expectativas. Na verdade, superou minhas expectativas em tempos frios, nos quais costuma haver uma temperatura abaixo de zero. Ele funcionou perfeitamente e o sistema de aquecimento funciona bem para manter o ônibus aquecido”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário