Prefeitura reúne forças de segurança para discutir a abordagem aos cidadãos

A Secretaria de Juventude e Cidadania da Prefeitura de Maringá se reuniu, nesta segunda-feira pela manhã, com as Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, além de representantes de instituições da sociedade civil, para discutir as formas de abordagem e entender melhor a política de segurança no município. O tema do encontro foi “Diálogo sobre Segurança Pública, Cidadania e Questões Raciais”.

Durante o encontro, o Secretário Emmanuel Predestin propôs alguns projetos e parcerias que visam manter a sensação de cidadania e dignidade dos grupos minoritários da população. Ficou definido que será constituído um Grupo de Trabalho com representantes das polícias e sociedade civil para tratar do assunto. 

Uma das metas é a criação de um curso de aperfeiçoamento dos instrutores dos órgãos de segurança para que capacitem os guardas e policiais. Também ficou claro que é preciso levar informações aos grupos minoritários e população em geral sobre a abordagem policial. A ideia é que o Grupo de trabalho comece a se reunir no início do segundo semestre.

“Temos a consciência de que as instituições de segurança agem de boa fé e com o objetivo de manter a ordem. Mas, existem reclamações pontuais sobre algumas ações. Por isso, entendemos que é preciso padronizar a abordagem. Que seja igual para brancos, imigrantes, pretos, índios, pobres e pessoas de qualquer gênero”, frisa Predestin. O secretário complementa que tanto o policial quanto a população têm que saber onde começam e onde terminam seus direitos e deveres. 

Estiveram presentes no encontro a Gerente de Promoção da Igualdade Racial, Cleuza Souza Theodoro; o Instrutor de Ofícios, Valdeir Gomes de Souza; a representante das religiões de matriz africana e Coordenadora do GT de Abordagem Policial, Gislaine Gonçalves; a Presidente do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques, Eva Coelho; e a Gerente de Cidadania, Vera Lopes. Representando as forças de segurança, estavam presentes o Secretário de Segurança do Município, Ivan Quartarolli; o vereador Delegado Luiz Alves (Polícia Civil), e o 1o Tenente Jefferson Thomaz Alves de Carvalho (Polícia Militar).

Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá.

Leia mais notícias no Portal Defesa.