Prefeitura lança o programa Emprega Santa Maria para auxiliar na reinserção ao mercado de trabalho

14/09/2021 14/09/2021 21:51m

Iniciativa é uma parceria com a Agência FGTAS/Sine Santa Maria para pessoas atendidas pelas políticas públicas de assistência social do Município e integra o Programa de Apoio ao Setor Produtivo

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde e do Gabinete do Prefeito, lançou, durante uma live na noite desta terça-feira (14), o programa Emprega Santa Maria. Criada a partir de parceria com a Agência Santa Maria da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)/Sine, a iniciativa buscar promover a empregabilidade para pessoas em situação de risco, como mulheres vítimas de violência doméstica, e de vulnerabilidade social. O propósito é auxiliar na reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

Junto com o Programa Juro Zero, o Emprega Santa Maria integra o Programa de Apoio ao Setor Produtivo, da Prefeitura, que prevê ações de retomada econômica dos impactos causados devido à pandemia de coronavírus. O Emprega Santa Maria vai atuar em duas frentes. 

Uma delas é o “Mulher”, que busca o ingresso e a reinserção no mercado de trabalho de mulheres em situação de risco acolhidas pela rede de políticas públicas de assistência social e de saúde do município. A outra frente é o “Inclusivo”, que objetiva o ingresso e a reinserção no mercado de trabalho de pessoas acolhidas pela rede de políticas públicas de assistência social do município e de quem fez os cursos profissionalizantes pelo programa Bolsa Família.

“Este é um trabalho que já é feito há anos pelas políticas públicas de assistência social do Município. O diferencial do Emprega Santa Maria é a parceria da Agência Santa Maria FGTAS/Sine, que, há cerca de um mês, já trabalha conosco nesses encaminhamentos específicos, pensados para esses grupos”, conta o prefeito Jorge Pozzobom.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, reforça a fala do chefe do Executivo Municipal e recorda que o acolhimento e o encaminhamento das pessoas em situação de vulnerabilidade social pelas políticas públicas de assistência social já vinham ocorrendo há muito tempo. Contudo, a partir da Patrulha da Solidariedade, iniciativa realizada em julho deste ano, a gestão municipal optou por ampliar os atendimentos com foco na empregabilidade.

“No dia 6 de agosto, tivemos a primeira reunião com o pessoal da Agência Santa Maria FGTAS/Sine e, em seguida, começamos este trabalho conjunto. Agora, lançamos oficialmente o Emprega Santa Maria já com uma ideia mais concreta de como o programa funciona. Esse trabalho se ramificou a partir da Patrulha da Solidariedade, e esperamos que siga se intensificando”, destaca Chaves.

Para a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, o programa como um todo é importante, mas acredita que a atenção às mulheres é um grande diferencial.

“A Saúde integra o programa porque alguns casos chegam ao Município pela nossa pasta, pelos projetos sociais da saúde, como o espaço Bem Me Quer. O Emprega Santa Maria – Mulher é muito bom, porque é uma forma de dar oportunidades para mulheres em situação de risco, muitas delas que sofrem violência doméstica, de se emancipar, de terem uma chance de mudar a própria realidade”, avalia Ana Paula.

Com o primeiro encaminhamento pela parceria realizado em 9 de agosto, conforme a agência FGTAS/Sine, até esta terça-feira (14) já são 11 pessoas encaminhadas para 18 entrevistas de emprego. Até o momento, esses encaminhados não foram efetivados, e há os que aguardam retorno das empresas. Ainda assim, o coordenador da agência FGTAS/Sine em Santa Maria, Ronei Gamboa, o Emprega Santa Maria já é um sucesso.

“É uma ótima iniciativa do governo municipal, que já mostrou bons resultados nesses cerca de 30 dias em andamento. O Sine está sempre pronto para atender e, dar essa atenção, para esse grupo de pessoas, a partir das políticas públicas de assistência social e de saúde do Município, dá mais embasamento para que as pessoas consigam emprego. Porque, assim, vão estar atendidas com apoio psicológico, com estrutura”, pontua Gamboa.

Também participaram da live de lançamento do programa Emprega Santa Maria o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e o agente de Desenvolvimento Social da FGTAS/Sine Santa Maria, André Agne Domingues.

O EMPREGA SANTA MARIA

– O Emprega Santa Maria é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Agência Santa Maria da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)/Sine para promover a empregabilidade e aproximar os empregadores locais dos trabalhadores em duas frentes: 

Mulher: busca o ingresso e a reinserção no mercado de trabalho de mulheres em situação de risco acolhidas pela rede de políticas públicas de assistência social e de saúde do município

Inclusivo: busca o ingresso e a reinserção no mercado de trabalho de pessoas acolhidas pela rede de políticas públicas de assistência social do município e de quem fez os cursos profissionalizantes pelo programa Bolsa Família 

– Os encaminhamentos do Emprega Santa Maria ocorrem diretamente pela rede de políticas públicas de assistência social e de saúde do município. O funcionamento é com agendamento prévio, feito pela rede de políticas públicas de assistência social e de saúde do Município. Então, é realizado atendimento especializado a esse público, que consiste na intermediação de mão de obra, com o encaminhamento para participar de processos seletivos com as empresas que disponibilizam suas vagas com a agência FGTAS/Sine.

– Quem participa do Emprega Santa Maria também poderá contar com os demais serviços prestados pela agência FGTAS/Sine Santa Maria. Como encaminhamento ao benefício do Seguro-Desemprego, atendimento ao artesão e participação nos programas RS Trabalho, Emprego e Renda (RS TER) e Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), que fomentam políticas de profissionalização, qualificação e comercialização.

– Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Rua General Neto, 504, Centro), pelos telefones (55) 3921-7266 e (55) 97400-6490, com Naldo Vargas, ou pelo e-mail empregasantamariars@gmail.com.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)

Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)

Arte: Gibran Carrazzoni e Eduardo Sendtko/Prefeitura

Secretaria Extraordinária de Comunicação

Prefeitura Municipal de Santa Maria








Voltar | Mais Notícias | Página Inicial

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.