Prefeitura lacra 9 ligações clandestinas de esgoto e interdita comércio

Blitz Sanear completa vinte lacres em duas semanas somente no Rio Vermelho; grupo também multa e notifica imóveis na Lagoa da Conceição e no Estreito

foto/divulgação: Djone Joench/Floripa Se Liga Na Rede


Equipe da Blitz Sanear verifica rede pluvial em servidão do Rio Vermelho, no Norte da Ilha

 

Em blitz contra esgoto irregular, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan lacrou nove ligações de esgoto clandestinas no Rio Vermelho, totalizando 20 lacres nas últimas duas semanas somente neste bairro do Norte da Ilha, e interditou um comércio na SC-406 com irregularidades sanitárias. 

Além dos lacres e da interdição, a Floram multou quatro proprietários por crime ambiental, em casos de esgoto lançado na rede de drenagem pluvial, e a Vigilância Sanitária notificou outros seis, em casos de extravasamento de esgoto a céu aberto.

As operações no Rio Vermelho fiscalizaram casas, condomínios e comércios em três endereços do bairro: SC-406 e servidões Dunas Verdes e Leandro Manoel de Aguiar. Nesta última, a força-tarefa já havia lacrado, na semana anterior, onze tubulações clandestinas. 

A Blitz Sanear retorna mais ao vez ao Rio Vermelho nos próximos dias, tendo ações agendadas também nos seguintes bairros: Rio Tavares, Costeira e Santa Mônica.

Lagoa da Conceição, Estreito e Itacorubi – Na última semana, a força-tarefa – formada por fiscais e técnicos da Floram, VISA, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA/PMF), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – realizou outras operações na Lagoa da Conceição, no Estreito e no Itacorubi.

Em parceria com o programa Trato Pela Lagoa, a Blitz Sanear fiscalizou um empório na Rua Henrique Veras do Nascimento com esgoto lançado na rede pluvial em frente ao estabelecimento. A Floram multou o responsável por crime ambiental.

No Estreito, a Vigilância Sanitária notificou dois imóveis na Rua Afonso Pena que não estavam com esgoto conectado na rede coletora da Casan. No Itacorubi, o grupo fiscalizou dois condomínios na Rua Salvatina F. dos Santos.

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 140 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.

Fonte: Prefeitura Municipal de Londrina.

Leia mais notícias no Portal Defesa.