Prefeitura fiscaliza Somai

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou um procedimento de fiscalização na tarde desta quarta-feira, 24, na empresa de avicultura Somai Nordeste. A empresa está localizada na região rural da comunidade de Abóboras. Vizinhos da empresa, em sua maioria sitiantes com agricultura familiar, reclamam da proliferação de moscas nos últimos meses.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Soter Magno, e uma equipe técnica estiveram no local para, além de fiscalizar a denúncia, averiguar também a situação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado recentemente entre a empresa e o Município.

Funcionários do setor ambiental e gerentes da empresa receberam a comitiva do Município. “Estamos verificando como está a questão do TAC e fiscalizar uma denúncia que foi divulgada por uma emissora de TV. Sabemos que, nesse período do ano, é complicado controlar as moscas, sobretudo em um ambiente favorável à criação. Mas percebemos que a empresa está empenhada em resolver esse problema”, disse Soter.

Bruno Rafael Alves Durães, analista ambiental da Somai, destaca que a empresa tem feito diversas ações para diminuir a proliferação de moscas, porém esse é o período do ano em que elas mais se reproduzem. “Sabemos que o surgimento das moscas tem a ver não só com o período chuvoso, mas até mesmo com a umidade e temperatura, que são fatores importantes para a multiplicação de insetos. Associados com a quantidade de matéria orgânica no local, favorecem o aparecimento de moscas”, destacou.

A empresa está criando novas granjas, modernas e mecanizadas, e a tendência é que no próximo período chuvoso haja uma diminuição considerável da quantidade de insetos. “Com essa nova tecnologia que estamos implantando, os excrementos dos animais serão eliminados sem necessidade da ação humana. São 1,7 milhões de aves, com a produção de um ovo por dia, cada”, explicou o analista ambiental.








Fonte: Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Leia mais notícias no Portal Defesa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário