Prefeitura de Manaus terá programação especial de incentivo à amamentação no “Agosto Dourado”

Prefeitura de Manaus terá programação especial de incentivo à amamentação no “Agosto Dourado”


As unidades de saúde da Prefeitura de Manaus terão atividades de estímulo ao aleitamento materno durante todo o “Agosto Dourado”. A programação inclui as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que será aberta no dia 3 de agosto, no auditório da Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz, localizada no bairro Compensa, zona Oeste da cidade, que este ano tem como tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”. O objetivo da Semana, que acontece há 29 anos, é promover a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e complementado até dois anos ou mais.

 

 

O evento envolve organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos, entre outros, para promover, proteger e apoiar a amamentação. Em Manaus, a Semana Mundial é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente e da Rede Cegonha.

 

“Antes de tudo, amamentar é um ato de amor que deve ter apoio de toda a sociedade. Mas, principalmente, é questão de saúde pública e na administração do prefeito David Almeida recebe atenção especial. A amamentação é a estratégia de maior impacto, capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de cinco anos, em todo o mundo, por causas preveníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano. Uma criança amamentada corretamente se tornará um adulto menos propenso a doenças”, destaca a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

 

Em Manaus, a Semana será encerrada com a já tradicional “Hora do Mamaço”, que será realizada de forma virtual, como forma de resguardar as mães e os bebês da exposição ao novo coronavírus.

 

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas.

 

Agosto Dourado

 

O “Agosto Dourado” foi instituído no calendário oficial do município por meio da Lei Municipal nº 1.925, de 13/11/2014, para ser o mês de reflexão sobre a importância do aleitamento materno. Em nível nacional, o mês de agosto passou a ser reconhecido como o “Mês do Aleitamento Materno” pela Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017.

 

O laço

 

O símbolo da amamentação é um laço dourado. A cor simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil. Cada parte do laço apresenta uma mensagem especial, uma representa a mãe; a outra, a criança. O laço é simétrico, mostrando que a mãe e a criança são vitais para o sucesso da amamentação – igualmente necessários.  O nó é o pai, a família e a sociedade, sem o qual não haveria laço, ou seja, sem o apoio, a amamentação não teria êxito. As pontas do laço são o futuro: o aleitamento materno exclusivo por seis meses e a amamentação continuada por dois anos ou mais, com a adequada introdução de alimentos e um espaçamento das gestações preferencialmente de três anos ou mais, dando à mulher o tempo necessário para assegurar o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.

 

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

 

Notícias relacionadas




Fonte: Prefeitura de Manaus.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.