Prefeitura de Manaus apoia inserção de trabalhadores PcDs no mercado profissional

Prefeitura de Manaus apoia inserção de trabalhadores PcDs no mercado profissional


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, ao enfatizar a ação importante de inclusão de trabalhadores no mercado profissional. Desde o início deste ano, mais de 800 vagas de emprego foram ofertadas para esse público.

 

 

 

 

“A inclusão de PcDs é um tema que tem gerado bastante debate. Não se trata apenas de dar emprego a esse público. É imprescindível, respeito. Isso inclui acessibilidade, condutas no ambiente de trabalho, cargos adequados e salários compatíveis. Pensando nisso, o Sine Manaus abre oportunidades para que esses profissionais tenham novamente o acesso ao mercado”, explica o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

 

O gestor destaca que é indiscutível a importância da chamada Lei de Cotas, voltada a PcDs, e que estabelece que empresas com cem ou mais empregados (Art. 93 da lei nº 8.213/91) preencham uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência.

 

“Isso serviu como base para a construção de uma nova realidade no mercado de trabalho e as empresas devem ampliar seus espaços para esses trabalhadores e, assim, haja reprodução de equidade em todos os âmbitos da sociedade”, aponta.

 

De janeiro a agosto deste ano, somente pelo Sine Manaus, 161 PcDs conseguiram retornar para o mercado profissional ou tiveram a oportunidade do primeiro emprego. Essa inserção, também abarca a questão da inclusão social.

 

Jandelson de Oliveira Andrade, 45 anos, empreendedor e que conseguiu emprego pelo Sine Manaus, já estava há dois anos sem trabalhar devido à pandemia, e sua readmissão ainda este ano foi um alívio.

 

“Eu tento superar, todos os dias, os obstáculos da vida e da deficiência. Particularmente penso primeiro no meu bem-estar e como posso ajudar ao próximo. Quando me vejo no ônibus, indo trabalhar, isso é uma alegria. O Sine ajuda muitas pessoas com deficiência que estão procurando vagas e isso incentiva. Parabéns a equipe que está à frente desta secretaria, vocês não sabem o bem que fazem a todos nós”, conclui.

 

Oportunidade

 

Nesta terça-feira, 21/9, a prefeitura, por meio do Sine Manaus, oferta 92 vagas de emprego para PcDs. As informações sobre as oportunidades estão disponíveis em semtepi.manaus.am.gov.br.

 

Data

 

No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela lei nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982.

 

 

— — —

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Foto – João Viana / Arquivo Semcom

 

Disponível em – https://flic.kr/p/2mnv9xa

Notícias relacionadas




Fonte: Prefeitura de Manaus.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.