Prefeito de Maringá confirma com Ratinho Jr. vacinação para adolescentes em todo o PR

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou que o Governo do Paraná vacinará contra covid-19 adolescentes de 17 anos de idade. A informação foi divulgada nas redes sociais do prefeito na tarde desta terça-feira, 21, logo após uma reunião entre ele e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, em Curitiba.

Em Maringá, a vacinação para o público com 17 anos de idade foi iniciada na última sexta-feira, 17. Até o momento, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, avançou em 10% na imunização do público total entre 12 e 17 anos de idade que moram na cidade. 

“A notícia é muito boa! O governador Ratinho Junior anunciou que o Estado não vai seguir a ordem do Ministério da Saúde (MS) em suspender vacinas para adolescentes. Estou em Curitiba e conversamos bastante a respeito desta situação. A decisão mostra o quanto estávamos certos em Maringá quando começamos a vacinação dos adolescentes de 17 anos, mesmo contrariando as decisões políticas do MS”, escreveu Ulisses Maia na postagem.

Ainda de acordo com o prefeito de Maringá, o município aguarda novo lote de vacina contra covid-19 para avançar com a imunização para o público entre 12 e 17 anos com comorbidades.

DEFINIÇÃO – Após reunião nesta terça-feira entre Secretaria de Estado da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e Associação dos Municípios do Paraná (AMP), ficou definido que o Paraná vai começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e jovens de 17 anos sem comorbidades. 

Segundo a normativa, a campanha para aqueles com alguma comorbidade acontecerá em ordem decrescente, e levando em consideração deficiências permanentes, gestantes e puérperas, indígenas e privados de liberdade. Os municípios devem utilizar doses remanescentes da reserva técnica, exclusivamente do imunizante Pfizer/BioNTech, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

A orientação ainda será deliberada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta quarta-feira (22), com previsão de início efetivo na quinta (23).

Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá.

Leia mais notícias no Portal Defesa.