Pré-Natal do parceiro oferece cuidados e atendimentos para os pais

Iniciativa busca estimular a adesão do homem aos cuidados de rotina com a saúde

Incentivar o homem a cuidar da própria saúde. Esse é o objetivo do pré-natal do parceiro, atendimento que busca estimular a adesão do público masculino aos cuidados de rotina com a saúde. O Pré-Natal do Parceiro envolve o homem em todo o processo de planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério e desenvolvimento da criança, integrando-o nos cuidados com a saúde, para que ele divida com a mãe a responsabilidade pelos cuidados com o filho. O atendimento é oferecido pela Prefeitura de Petrópolis, em todas as unidades de saúde do município.

Marlon Gomes, de 23 anos, viu seu filho Erick nascer há 27 dias. Ele fala sobre a importância do acompanhamento: “Foi uma boa experiência. Aprendi muitas coisas e vi que realmente é muito importante o parceiro fazer o pré natal. Fiquei surpreso em saber que existia pré-natal para o parceiro”.

“Ressaltamos a importância do pré-natal do parceiro em utilizar a estratégia como importante porta de entrada do SUS para a população masculina. Ao acompanharem a mulher na consulta do pré-natal, os homens são abordados por profissionais de saúde qualificados para realização de consultas, exames de rotina, testes rápidos, aferição de pressão arterial, verificação das medidas antropométricas, atualização do cartão de vacina e participação nas atividades educativas, além do incentivo a participar do parto e dos cuidados com a criança”, explica o secretário de Saúde.

A coordenadora das Áreas Técnicas da Saúde do Homem explica a importância da realização do atendimento: “A participação em todo o processo de gestação, parto, pós-parto e cuidados com a criança, sendo o pai biológico ou não, pode trazer benefícios para a mulher, a criança e ao próprio pai. Através do pré-natal do parceiro ele passa a ter o melhor acesso para cuidar da própria saúde. Queremos acabar com os preconceitos culturais do gênero masculino e mostrar a importância do cuidado com a saúde”.

Criada em 2016, a estratégia do pré-natal do parceiro aborda importantes questões relacionadas à saúde masculina. A valorização da paternidade busca aproximar o homem das atividades como pai. O planejamento familiar oferece assistência especializada e apresenta os recursos que permitem a escolha de ter ou não ter filhos, o número, o espaçamento entre eles e a escolha do método contraceptivo adequado quando for necessário. Além disso, são disponibilizados testes rápidos contra hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A nova versão da caderneta da gestante oferecida pelo Ministério da Saúde possui um espaço destinado ao pré-natal do parceiro. Nele pode ser preenchido o nome, idade, peso, altura, vacinas aplicadas, odontograma, tratamento para sífilis e resultado de exames realizados pelo pai ou parceiro. Os profissionais da rede de saúde recebem orientações sobre o pré-natal do parceiro e assuntos relacionados.



Fonte: Prefeitura Municipal de Petrópolis.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.