Pré-fóruns de Cultura mobilizam a sociedade por segmento artístico

Foto: Arte

Fórum de Cultura está previsto para 28 de maio

A Secretaria de Cultura realiza, nesta segunda-feira (19), às 19h, de forma remota, o pré-fórum de música. Ele é o quarto do ciclo de oito pré-fóruns de Cultura que se encerra no próximo domingo (25). Os pré-fóruns de artesanato, artes visuais e artes cênicas foram avaliados como representativos pelos organizadores. Além dos pré-fóruns contribuírem para a participação da sociedade na eleição dos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM – 2021/23), eles promovem articulações setoriais preparatórias para o próximo Fórum de Cultura.

“Após a finalização do período eleitoral do Conselho, realizaremos um Fórum de Cultura, previsto para 28 de maio. Durante o Fórum, serão apresentados os conselheiros eleitos para representarem a Sociedade Civil e teremos a presença de palestrantes convidados. Além disso, membros da sociedade poderão se inscrever para fala”, disse o secretário de Cultura, Edie Lameu.

O ciclo de pré-fóruns foi aberto, na sexta-feira (16), com o debate da vertente cultural do artesanato, seguido de artes visuais e artes cênicas, no último fim de semana. O pré-fórum de artesanato contou com 27 participantes. O de artes visuais (Artes Plásticas e Audiovisual), com 18 e, o de artes cênicas (Teatro, Dança e Circo), com 34 participantes. Estes encontros foram uma oportunidade para debates sobre as proposições de cada uma destas vertentes culturais. O setor do artesanato discutiu sobre a criação de uma casa para o segmento e também sobre o programa estadual de apoio ao artesanato, para que haja uma compensação quanto às modificações na legislação federal que retirou algumas profissões da categoria de artesão.

Já o pré-fórum das artes cênicas deu ênfase à necessidade de uma sede física, independente da Secretaria de Cultura, para o Conselho de Políticas Culturais. Depois de cada pré-fórum, todos os inscritos receberam por e-mail o material informativo sobre o Conselho de Políticas Culturais e o seu processo eleitoral, que foi apresentado nos encontros virtuais.

A diretora da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) e vice-presidente do Conselho no exercício anterior, Sheila Juvêncio, ressaltou que o principal objetivo da realização dos pré-fóruns é auxiliar na articulação e mobilização da Sociedade Civil para o processo eleitoral da nova composição do Conselho.

“Nossa expectativa é mostrar que essa mobilização dentro de cada segmento artístico é fundamental para o entendimento do espaço de representação que o CMPCM garante à Sociedade Civil e aos trabalhadores da cultura de nossa cidade”, ressaltou.

“Durante as reuniões, fomentamos a inscrição de eleitores e candidatos em todas as vertentes. Ao final de cada pré-fórum, os participantes são convidados a se tornarem multiplicadores do debate que está se iniciando naquele momento, divulgando a seus pares e mobilizando sua categoria”, frisou a coordenadora dos cursos de Teatro da Emart e ex-presidente do CMPCM, Aline Tavares.

Os interessados em participar dos pré-fóruns, da eleição do Conselho ou em se candidatar a conselheiro, ainda podem se inscrever por meio de formulários eletrônicos disponíveis no Portal da Prefeitura ou nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura (Facebook e Instagram). O prazo para se inscrever como eleitor ou candidato na eleição do Conselho termina dia 28, às 17h. Estão abertas vagas de titulares com respectivos suplentes para 11 vertentes culturais: teatro; dança; audiovisual; música; artesanato; artes plásticas; cultura urbana; literatura; cultura popular, patrimônio e produção cultural. A eleição acontecerá de 13 a 15 de maio. A Secretaria de Cultura disponibiliza o e-mail inscricaopreforummacae@gmail.com para mais informações.

Programação

Culturas urbanas -Terça-feira (20), às 19h.

Patrimônio e cultura popular – Sexta-feira (23), às 19h.

Literatura – Sábado (24), às 16h.

Produção cultural – Domingo (25), às 16h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macaé.