Porto Alegre mantém faixa etária em 31 anos ou mais para vacinação contra a Covid-19 nesta segunda

A prefeitura manterá o público prioritário de vacinação da primeira dose contra Covid-19 nesta segunda-feira, 26, para pessoas com 31 anos ou mais. A manutenção da faixa etária se dá pelo baixo volume de doses disponíveis na Capital, e por isso, a primeira dose será concentrada em 12 unidades de saúde. Não haverá drive-thru. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de nova remessa de vacinas para poder ampliar o público e faixas etárias. Será retomada a vacinação para adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas.

A vacinação de adolescentes com comorbidades acima de 12 anos será retomada. Ela ocorrerá em seis unidades de saúde referência: Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Rubem Berta, Santo Alfredo e Tristeza. 

A imunização continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, gestantes e puérperas, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Para o grupo das comorbidades e deficiências, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down).

Segunda dose – Segue disponível a segunda dose em 32 unidades de saúde e 13 farmácias parceiras, para todos que estão com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas. Não haverá aplicação de segunda dose Pfizer, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de dez semanas.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

O quê: primeira dose contra a Covid-19 

Público: pessoas com 31 anos ou mais; profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).

Onde: 12 Unidades de Saúde 

Horário: 8h às 17h

Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades São Carlos, Morro Santana e Tristeza)

Horário: 18h às 21h

 

O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan

Público: residentes em Porto Alegre que estão com o esquema vacinal em atraso

Onde: 12 unidades de saúde

Horário: 8h às 17h

Endereços: confira no link

 

O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford

Público: pessoas que receberam a primeira dose há 10 semanas

Onde: 32 unidades de saúde e 13 farmácias parceiras

Horário: 8h às 17h (nas Unidades de Saúde) e das 9h às 17h (nas farmácias parceiras)

Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)

Horário: 10h às 19h

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.