Pokémon GO: o que acontece se usar fake GPS no jogo


Entenda porque é proibido usar aplicativos de terceiros no jogo e porque isso é considerado uma trapaça.

Logo no começo, quando Pokémon Go foi lançado no Brasil, alguns jogadores já entraram falsificando a localização para conquistarem território. Isso ficou mais claro, pois em vários ginásios brasileiros já tinham os dois dos monstrinhos mais poderosos do jogo, o Dragonite e o Snorlax.

Essa diversão toda não durou muito tempo para esses espertinhos que burlaram o jogo dessa forma. Depois de muitas algumas denúncias, o CEO da desenvolvedora Niantic, resolveu punir esses jogadores, deixando bem claro que é proibido usar fake GPS em Pokémon Go.

As punições

Quando um usuário decide tentar burlar o jogo e passa a usar fake GPS em Pokémon Go, ele praticamente fica sem poder usar as funções do jogo. Ele não consegue mais pegar os itens nos PokéStops, não captura monstrinhos e não pode participar das batalhas.

Esse tipo de punição é o “Soft ban”, que é temporária e que ainda não tranca de vez a conta do jogador. Segundo alguns relatos, tem como sair desse castigo, comprando moedas no game ou tentando acessar um PokéStop repetidas vezes.

Mas como tudo nessa vida tem limites, de acordo com certos relatos, depois que o jogador usa fake GPS em Pokémon Go, ele poderá ser banido do jogo de forma permanente. Neste caso, ele verá uma mensagem ao tentar acessar o game, dizendo que ele teve sua conta suspensa, por usar aplicativos de terceiros que alteram a localização.

usar fake GPS em Pokémon Go

Como a Niantic descobre o uso do fake GPS

A desenvolvedora descobre os trapaceiros através de denúncias feitas pelos outros jogadores, mas além disso, a Niantic também percebe o uso de fake GPS em Pokémon Go, através da posição do usuário relatada por GSM. Ou seja, pela rede do dispositivo móvel e pelo Wi-Fi utilizado.

Isso indica que, esse aplicativo que falsifica a localização do usuário, só altera a posição que é sinalizada pelo GPS e isso facilita o trabalho que a desenvolvedora precisa ter para descobrir quem está driblando as regras.

Mas além disso, em muitos casos, essa trapaça fica bem óbvia, pois o jogador se mostra estar em uma localidade determinada em uma hora e depois de alguns segundos, muda para uma cidade muito distante, algo impossível de ser verdade.

usar fake GPS em Pokémon Go

Outros tipos de trapaças

Além de usar o fake GPS em Pokémon Go, muitos outros jogadores utilizam uma versão do jogo modificada, que permite que o usuário se mova, sem precisar sair do lugar onde está e isso tira totalmente o sentido e a graça do game. Atividade essa que também resulta em uma punição severa, caso seja descoberta.

Para não ser castigado dessa forma e não acabar com a reputação manchada na plataforma, procure ler bem as regras do jogo. Evite a todo custo usar aplicativos de terceiros para obter vantagens indevidas e por fim, denuncie, sempre que notar jogadores suspeitos que podem estar trapaceando.

usar fake GPS em Pokémon Go

Por Alan Carvalho.

Veja outras dicas de games na categoria Games.