Pilotos do Acre recebem capacitação em Florianópolis

Com três aeronaves à disposição da população acreana, sendo quase que diariamente utilizadas para fins de resgate, salvamento, transporte, operações em saúde, segurança pública e no combate a crimes ambientais, investir em profissionais capacitados para a condução desses veículos se faz necessário para o governo do Acre, oferecendo a garantia e a continuidade dos serviços prestados por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Na última semana, regressou de mais um curso de aperfeiçoamento realizado no estado de Florianópolis, o 2° sargento da Polícia Militar Alisson Peres, e na próxima semana também deve retornar o agente de Polícia Civil Felipe Thomas da Costa. Ambos fazem parte da equipe de copilotos efetivos do Ciopaer e deverão ser os primeiros formados pelo Estado a ascender ao posto de piloto comandante de aeronaves.

O curso para pilotagem de aeronaves multimotores e de voo por instrumento tem duração de 50h práticas de voo, divididas entre simulador e aeronaves reais, além de aulas teóricas necessárias para formação da grade curricular do participante.

O aperfeiçoamento, bem como as horas-aulas, são necessárias para obter a exigência mínima e formação continuada padrão, exigida pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac) a todo e qualquer profissional da aviação que desejar a posição de comandante. Agrega conhecimentos e habilidades necessárias para que o profissional possa atuar em operações de aeronaves mais complexas, além de voos com segurança em condições desfavoráveis.

“Agradeço o esforço feito pelo governo do Acre, que, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública, garantiu a realização dessa especialização necessária para a formação de piloto em comando de avião. O conhecimento que nos é dado agrega valor e, além disso, responsabilidades maiores, das quais estamos cientes e dispostos a executar. A população pode contar com os nossos esforços e a garantia dos nossos serviços”, afirmou Alisson Peres.

Alisson Peres é Policial Militar e faz parte do efetivo de co-pilotos do Ciopaer. Foto: Cedida

Fonte: Governo do Estado do Acre