Pesquisadores criam novo material capaz de bloquear quase 100% de ruídos

Créditos: Universidade de Boston

Recentemente, um grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos, localizado em Washington, revelaram que alguns materiais podem ser combinados para criar produtos capazes de reduzir em grande parte os ruídos emitidos ao seu redor. Estes produtos são chamados de metamateriais, como informaram os cientistas.

Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, metamateriais são materiais avançados que podem bloquear de forma bastante eficaz o som ao seu redor usando apenas sua geometria e a forma com que foram construídos.

Em março de 2019, uma equipe de cientistas da Universidade de Boston, formada pelo professor de engenharia Xin Zhang e um estudante do Departamente de Engenharia Mecânica da universidade, Reza Ghaffarivardavagh, apresentou um artigo demonstrando a possibilidade de criação de um metamaterial que poderia inibir os sons ao seu redor sem que as correntes de ar também precisassem ser eliminadas.

Na época, Reza Ghaffarivardavagh falou sobre como a nova criação, que ainda era apenas um conceito, poderia impedir os ruídos ao seu redor sem gerar um impacto nas correntes de ar próximas a ele: “As barreiras de som de hoje são literalmente paredes grossas e pesadas”. Em seguida, ele esclareceu que deveria haver uma maneira melhor e mais eficiente em termos de materiais para silenciar o ruído. Desde então, os pesquisadores têm trabalhado em uma nova forma de bloquear ruídos, chegando, recentemente, a um novo material.

Este novo material desenvolvido pela equipe será útil em situações em que paredes não poderão ser utilizadas para impedir a ventilação do local, principalmente quando se trata de motores a jato. Dessa forma, cercar um motor a jato não é uma opção, logo, a tripulação destes veículos utiliza protetores de ouvido para proteger sua audição de todos os ruídos gerados por ele.

Com isso em mente, ambos os pesquisadores desenvolveram um metamaterial capaz de isolar o som destes motores. Eles usaram a impressão 3D para criar uma estrutura de plástico e passaram a testá-la com diversos alto-falantes.

Segundo eles, o teste foi um sucesso, pois os alto-falantes utilizados emitiram um som significativamente alto, mas, em razão do metamaterial utilizado, não foi possível ouvir nada.

Com o sucesso da nova criação, que foi publicada na revista científica Physical Review, os pesquisadores revelaram que o novo metamaterial poderá ser utilizado em diversas situações, sendo capaz de bloquear 94% do ruído de qualquer coisa.

A equipe esclareceu que, daqui para a frente, terá como foco aplicar esta tecnologia em aviões e drones, o que demandará mais estudos na área.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário