Pesquisadora aposentada da Unidade recebe título de Cidadã Juazeirense

Aos 81 anos, a pesquisadora aposentada da Embrapa Semiárido Francisca Nemaura Pedrosa Haji foi homenageada na Câmara Municipal de Juazeiro e recebeu, no dia10 de dezembro, o título de Cidadã Juazeirense (Resolução 06/2020) pelo seu histórico de vida e os serviços prestados à cidade e região. Nemaura já recebeu diversas homenagens na área e, desde 2017, passou a integrar a lista dos Grandes Entomologistas Brasileiros, de acordo com a Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). Em janeiro deste ano, a pesquisadora também foi homenageada pela Prefeitura de Petrolina, durante inauguração do Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, pelos relevantes serviços concedidos no campo da pesquisa, econômico e cultural na região do Semiárido Nordestino. Trajetória Natural de Nova Russas-CE e erradicada em Petrolina-PE, Nemaura atuou como pesquisadora na Embrapa Semiárido por 23 anos (1982 a 2005), sendo durante grande parte desse período a responsável técnica do laboratório de Entomologia, desenvolvendo trabalhos na área de controle e manejo integrado de pragas. Engenheira Agrônoma, com doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, Nemaura liderou projetos pioneiros de pesquisa para o controle Biológico da Traça do tomateiro com Trichogramma pretiosum no Vale do São Francisco, monitoramento de moscas-das-frutas na cultura da manga e produção integrada de uvas finas de mesa. Essa dedicação à pesquisa foi refletida em uma importante produção bibliográfica. Foram mais de 160 trabalhos publicados entre periódicos, resumos, artigos técnicos e científicos, todos disponíveis para acesso no Base de Dados da Pesquisa Agropecuária.

Aos 81 anos, a pesquisadora aposentada da Embrapa Semiárido Francisca Nemaura Pedrosa Haji foi homenageada na Câmara Municipal de Juazeiro e recebeu, no dia10 de dezembro, o título de Cidadã Juazeirense (Resolução 06/2020) pelo seu histórico de vida e os serviços prestados à cidade e região.

Nemaura já recebeu diversas homenagens na área e, desde 2017, passou a integrar a lista dos Grandes Entomologistas Brasileiros, de acordo com a Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). Em janeiro deste ano, a pesquisadora também foi homenageada pela Prefeitura de Petrolina, durante inauguração do Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, pelos relevantes serviços concedidos no campo da pesquisa, econômico e cultural na região do Semiárido Nordestino.

Trajetória

Natural de Nova Russas-CE e erradicada em Petrolina-PE, Nemaura atuou como pesquisadora na Embrapa Semiárido por 23 anos (1982 a 2005), sendo durante grande parte desse período a responsável técnica do laboratório de Entomologia, desenvolvendo trabalhos na área de controle e manejo integrado de pragas.

Engenheira Agrônoma, com doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, Nemaura liderou projetos pioneiros de pesquisa para o controle Biológico da Traça do tomateiro com Trichogramma pretiosum no Vale do São Francisco, monitoramento de moscas-das-frutas na cultura da manga e produção integrada de uvas finas de mesa. Essa dedicação à pesquisa foi refletida em uma importante produção bibliográfica. Foram mais de 160 trabalhos publicados entre periódicos, resumos, artigos técnicos e científicos, todos disponíveis para acesso no Base de Dados da Pesquisa Agropecuária.

 



Fonte: Embrapa