Paciente receberá a primeira prótese de olho impressa em 3D do mundo

Créditos: Nature

O paciente de um hospital localizado na região leste de Londres, no Reino Unido, será a primeira pessoa a receber uma prótese de olho que foi fabricada através da impressão em 3D. A notícia foi revelada pelo hospital através de um comunicado fornecido à imprensa.

A nova prótese foi projetada para parecer mais realista do que próteses de acrílico comuns, além disso, o processo de impressão 3D reduz consideravelmente o tempo de espera por uma nova prótese, que passa a levar apenas duas ou três semanas, ao invés de seis semanas, como acontece no procedimento tradicional.

O paciente, que se chama Steve Varze, foi submetido ao procedimento nesta quinta-feira (25), em um hospital britânico chamado de Hospital Moorfields Eye, situado em Londres e administrado pelo serviço público de saúde do Reino Unido.

De acordo com as etapas do processo de implante estabelecidas pelo hospital, normalmente, um paciente deve passar por um procedimento que leva cerca de duas horas, com o objetivo de tirar os moldes do seu globo ocular, antes que as próteses oculares sejam ajustadas.

No entanto, com o novo método de impressão 3D, o tempo para este procedimento é reduzido para apenas 30 minutos, de acordo com os médicos do Hospital Moorfields Eye, que ressaltam a importância da contribuição que este novo método de criação de próteses garante aos avanços na área da saúde.

O novo processo permite que especialistas realizem uma espécie de escaneamento da cavidade ocular do paciente, permitindo que o software utilizado para a fabricação da prótese mapeie um modelo 3D, que será encaminhado para a impressora. Esses dados são enviados para uma impressora 3D na Alemanha, onde cada prótese é impressa em apenas 2 horas e 30 minutos, antes de serem enviadas para o Reino Unido, onde são utilizadas pelo hospital.

O paciente que receberá a primeira prótese ocular impressa em 3D, Steve Varze, de 40 anos, revelou que usa uma prótese desde os 20 anos e que o novo olho parece fantástico. Além do mais, ele informou que, em razão da nova prótese ser fabricada com a tecnologia de impressão 3D, que ainda está em evolução, sua expectativa é de que esse método apenas melhore no futuro.

Como explicou o professor Mandeep Sagoo, um dos oftalmologistas do Hospital Moorfields Eye, ele e sua equipe estão entusiasmados com toda a inovação que a nova tecnologia de impressão em 3D será capaz de trazer no futuro, permitindo que cada vez mais pessoas tenham acesso a próteses de alta qualidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário