Ônibus elétrico faz 1º teste em linha do Ribeirão Verde



17/05/2021 17:06 – Transerp

Ônibus elétrico faz 1º teste em linha do Ribeirão Verde

Veículo que possui ar condicionado estará à disposição da cidade até agosto

Fotos: Divulgação

 

O ônibus elétrico que está em Ribeirão Preto desde semana passada para testes, começou na manhã desta segunda-feira, 17, o atendimento à linha 402- Ribeirão Verde I, que recebe usuários do transporte coletivo de bairros do Complexo Ribeirão Verde, Jardim Aeroporto, Vila Elisa e Campos Elíseos. A linha será atendida pelo veículo até o próximo domingo, dia 23.

 

O ônibus que possui ar condicionado iniciou a operação no Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig/Plataforma H –Ponto 16, na região Central. Logo após, passou pelos Campos Elíseos, avenida Thomaz Alberto Whately e depois seguiu em direção ao Ribeirão Verde.

 

A primeira usuária do transporte coletivo urbano a utilizar uma linha oficial com ônibus 100% elétrico foi a dona de casa, Vera Helena Gomes Jardim, de 60 anos. “Estou muito satisfeita em utilizar um transporte moderno como este. Estava voltando de uma consulta em meu dentista, e tive essa surpresa ao entrar dentro deste ônibus amplo e com uma temperatura bem confortável. Fico feliz por Ribeirão”, disse.

 

O diretor de Transporte da Transerp, José Mauro de Araújo, esteve presente nesta primeira operação do veículo elétrico na cidade. “O ônibus tem um custo operacional menor em relação aos modelos convencionais. Além disso, importante destacar que é um veículo com zero emissão de poluentes, mais silencioso e com maiores condições de comodidade ao usuário.”

 

 

Benefícios do ônibus elétrico

O ônibus em experimento pelo programa Ribeirão Mobilidade possui 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele circule durante o dia inteiro, e em seguida, retorne para a base, onde é recarregado. A recarga total (0% a 100%) se dá em um período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo.

 

Além do ar condicionado, o ônibus possui tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque. Ainda, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.