Novembro Azul: HAC realiza 256 atendimentos para homens esta semana

Nesta quarta (24/11) equipes do hospital realizaram 30 vasectomias

 

Governo interino e secretário de Saúde estiveram no HAC

 

Hospital público de referência para a realização de cirurgias oncológicas e diagnóstico de câncer, entre eles o câncer de próstata, o Alcides Carneiro – maior hospital público da cidade – realiza esta semana 256 atendimentos voltados para o público masculino, dentro da Campanha Novembro Azul. Nesta quarta-feira (24/11), 30 procedimentos para vasectomia foram feitos na unidade. O governo interino e o secretário de Saúde, acompanhados pela vereadora Gilda Beatriz, estiveram no local conversando com as equipes sobre o mutirão de atendimentos.

 

“A Campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde. Mas mais do que conscientizar é preciso garantir o acesso ao atendimento e é isso que estamos fazendo aqui. Como maior hospital da rede pública, o HAC destinou uma semana inteira de atendimentos voltados para o público masculino, com mutirões de cirurgias, consultas e exames – mais de 250 procedimentos. No sábado – Dia D da Campanha – serão realizados 70 exames”, explica o governo interino.

 

Dentro das ações do mutirão de serviços para os homens, 40 cirurgias já foram realizadas: oito postectomias, duas prostatectomia e 30 vasectomias. Até o fim da semana estão previstas mais seis cirurgias: três procedimentos de RTU de próstata e três ureterorrenolitotripsia. O ambulatório da unidade também ampliou as consultas para o público masculino em especialidades como cardiologia, otorrinolaringologia, proctologia, reumatologia, urologia, urologia pré-operatório, cirurgia geral, cirurgia vascular pré-operatória, cirurgia plástica, vasectomia e hematologia.

 

“A direção do hospital planejou o atendimento em todas as frentes: consultas, exames e cirurgias. No ambulatório serão 140 consultas para diferentes especialidades, voltadas exclusivamente para os homens. No Dia D da campanha, o hospital realizará 70 exames voltados para os homens: 30 ultrassonografias de próstata, 17 tomografias de pelve e 23 ressonâncias magnéticas”, pontua o secretário, que foi recebido na unidade pela diretora administrativa e pelo presidente do Sehac.

 

O secretário frisa a importância dos cuidados dos homens com a Saúde. “É fundamental que os homens compareçam as consultas de rotina, façam exames e cuidem da saúde. É um acompanhamento necessário não apenas para a prevenção a doenças com o câncer, mas também para o controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, por exemplo”, destaca.

 

Até setembro deste ano o HAC realizou 25 cirurgias de câncer de próstata – 10 procedimentos a mais que no ano passado, quando 15 cirurgias foram realizadas no mesmo período. O número de procedimentos também é superior ao realizado no ano anterior à pandemia, 2019, quando a unidade realizou 17 cirurgias do tipo entre janeiro e setembro.



Fonte: Prefeitura Municipal de Petrópolis.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário