Nintendo Switch OLED traz melhorias aos controles Joy-Con

Créditos: Polygon

Juntamente com o lançamento do novo modelo OLED do Nintendo Switch, a Nintendo afirmou que seus controles Joy-Con foram melhorados em relação ao original.

As informações foram apresentadas pela própria Nintendo, que comentou as melhorias que poderão ser encontradas no novo modelo do videogame.

A esta altura, muitos já sabem as principais novidades trazidas pelo novo modelo OLED do Nintendo Switch: uma tela aprimorada e a opção de conecta um cabo em sua “dock”.  Mas algumas outras melhorias também fazem parte dessa nova versão e a Nintendo resolveu comentá-las para que os usuários fiquem informados sobre o que podem esperar da nova edição do console.

Os desenvolvedores Ko Shiota e Toru Yamashita, que fazem parte da Divisão de Desenvolvimento de Tecnologia da Nintendo, afirmam que realizaram aprimorações contínuas nos controles Joy-Con ao longo do tempo, principalmente em relação à resistência ao desgaste e sua durabilidade.

“Como sempre, tentamos melhorá-lo, analisamos os controles Joy-Con usados ​​pelos clientes e melhoramos repetidamente a resistência ao desgaste e à sua durabilidade”, disse Yamashita.

Ele acrescenta que, assim que os efeitos dessas melhorias foram confirmados, após passarem por inúmeros testes, elas foram incorporadas a todos os controles Joy-Con, tanto aqueles que seriam vendidos de forma conjunta com os consoles Nintendo Switch quanto aqueles que seriam destinados à venda de maneira separada. As melhorias também passam a se aplicar aos controles do Switch Lite, que não podem ser removidos do próprio console.

Uma das maiores reclamações sobre os controles Joy-Con sempre foi em relação ao chamado “drift” apresentado por ele. Com esse problema, os jogadores não conseguem jogar de forma precisa. No entanto, esse problema não foi discutido pelos desenvolvedores Shiota e Yamashita. Assim sendo, o público continua sem saber se os novos controles atualizados oferecerão uma maior resistência aos “drifts” ou se o problema permanecerá.

Sobre outros problemas causados pelo desgaste do controle, Shiota comentou que a Nintendo vem realizando estudos e testes para melhorar a durabilidade do Joy-Con: “Por exemplo, os pneus dos carros se desgastam com o movimento do carro, pois estão em constante atrito com o solo para girar. Então, com essa mesma premissa, nos perguntamos como podemos melhorar a durabilidade, e não só isso, mas como a operabilidade e a durabilidade podem coexistir? É algo que estamos continuamente enfrentando”, disse o desenvolvedor Shiota.