Mutirão de zeladoria chega ao Jardim Varan

09/08/2021

Iniciativa retirou 362 toneladas de resíduos das ruas do Jardim São Bernardino na última quinzena

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano iniciou no último final de semana (07 e 08/08) um novo ciclo dos mutirões de zeladoria, levando as ações de limpeza e conservação para toda a extensão da estrada Guilherme Garijo, que corta diversos bairros da região norte. Com isso, os trabalhos de agosto devem se concentrar no Jardim Varan a partir do próximo fim de semana.

Segundo o chefe da pasta, Samuel Oliveira, a partir da próxima sexta-feira (13/08), as equipes estarão pelo Jardim Varan e adjacências, com previsão de término no fim do mês. O titular afirma que a secretaria concentrou sua atenção no bairro por ser uma área muito grande e com demandas variadas de limpeza e conservação a serem cumpridas. Ele destaca que essas ações que estão sendo feitas são extremamente importantes para levar melhorias aos suzanenses de forma ágil e revitalizar o entorno de suas residências.

Oliveira ressaltou também que os últimos finais de semana foram marcados pela presença ativa dos agentes municipais nas ruas das comunidades da região norte. Entre sexta-feira e domingo (06 a 08/08), as equipes de zeladoria estiveram na estrada Guilherme Garijo cumprindo serviços de capinação, roçagem, varrição, pintura de guia e reforços gerais da sinalização viária.

A via, com extensão de aproximadamente 3,5 quilômetros, ainda recebeu a manutenção de bueiros, com a limpeza de 20 deles e troca de três tampas danificadas. As ações resultaram no recolhimento de 124 toneladas de resíduos descartados de forma irregular.

Já na última quinzena de julho, os servidores municipais circularam ao longo de três finais de semana pelo Jardim São Bernardino. Nas oportunidades, foram realizados os mesmos serviços de limpeza e conservação, em um atendimento intensivo para beneficiar a população das proximidades. Com isso, as ruas foram limpas, houve pintura de sinalizações horizontais e manutenção das redes de captação de água pluvial. O local ainda recebeu a Operação Cata-Treco, projeto da pasta de Governo que contribui com o efetivo dos mutirões, recolhendo materiais inservíveis dos moradores.

Como resultado, 79 bueiros foram limpos ao longo de todo o bairro, sendo que destes, 36 receberam novas tampas devido a avarias nas antigas. 27 guias chapéu também foram substituídas, para renovar as estruturas públicas. Em razão das ações de prevenção a alagamentos, 2,3 quilômetros de redes de drenagem de água foram limpos. Em conjunto com as manutenções e coletas na via, esta medida permitiu que a pasta retirasse 228 toneladas de resíduos da comunidade, frutos de descarte irregular.

Os mutirões de zeladoria seguem um cronograma estipulado previamente pela Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos suzanense, planejado para atender, ao longo dos finais de semana, todas as regiões da cidade. Os serviços urbanos gerais seguem normalmente pelos bairros e pelo centro durante a semana. Solicitações, denúncias e reclamações podem ser feitas por meio da Ouvidoria Geral do Município, no telefone 0800-774-2007.



Fonte: Prefeitura Municipal de Suzano.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário