Ministro Anderson Torres se reúne com Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibáñez

Brasília, 19/04/2020 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, realizou, nesta segunda-feira (19), reunião por videoconferência com o Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibáñez.

Durante o encontro virtual as autoridades debateram temas como a institucionalização da Ameripol, as atividades dos Programa EL PAcCTO, nos eixos de Justiça, cooperação policial e sistemas penitenciário, o projeto EUROFRONT, que prevê ações de gestão de fronteiras e tráfico de pessoas e o projeto Glacy+, sobre capacitação em combate aos crimes cibernéticos. A Operação Acolhida também foi pauta da reunião.

Segundo Anderson Torres, é necessário avançar com a institucionalização e o fortalecimento da Ameripol. A parceria com os países sul-americanos é de grande relevância para o combate ao crime transnacional, em especial, os crimes praticados nas fronteiras.

Já o Embaixador agradeceu a parceria do Ministério com a União Europeia, a qual é refletida na participação das diversas áreas da pasta nos programas de assistência técnica do bloco e nos webinarios realizados recentemente sobre gestão de bens apreendidos e sobre o impacto da Covid no tráfico de drogas no Brasil.

Participaram da reunião a Assessora Especial Internacional, Georgia Diogo; Diretora do Departamento de Migrações, Lígia Neves Aziz Lucindo; a Coordenadora-Geral de Cooperação Internacional da Polícia Federal, Simone Silva dos Santos Guerra; a Assessora Especial Graziela da Costa e Silva e representantes da Delegação.



Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública