Ministro Anderson Torres se reúne com autoridades nos Estados Unidos

Brasília (DF), 18/09/2021 – Em agenda oficial nos Estados Unidos, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, debateu com autoridades norte-americanas o fortalecimento da cooperação entre os dois países em temas como migração e combate a crimes cibernéticos.

Na sexta-feira (17), Torres se reuniu com o secretário do Homeland Security, Alejandro Mayorkas. Na ocasião, foram debatidas questões migratórias e ações conjuntas de combate ao crime cibernético desenvolvidas pela Secretaria de Operações Integradas e a agência americana, como as Operações Luz na Infância e 404.

A adesão do Brasil ao programa “Global Entry” também esteve na pauta com o HSI. A medida vai permitir a entrada simplificada aos Estados Unidos para passageiros frequentes como empresários, acadêmicos e pesquisadores.

Na quinta-feira (16), o. encontro no FBI (Federal Bureau of Investigations) teve por objeto o compartilhamento de boas práticas em iniciativas de combate ao crime cibernético por meio de forças-tarefas e alianças público-privadas.

“O mundo cibernético será, em um futuro próximo, o ambiente de boa parte dos delitos, por isso, é preciso intensificar a cooperação internacional. As boas práticas apresentadas durante as reuniões servirão como subsídios para a construção da estratégia nacional de combate a crimes cibernéticos, em estudo pelo Ministério”, afirmou Torres.

A integração entre as forças de segurança e o trabalho conjunto entre setor público e privado foi apresentada pelos norte-americanos. As partes debateram, também, ações de cooperação para o combate ao terrorismo.

O ministro esteve, também, com o Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster Júnior.

Ministro Anderson Torres  se reúne com autoridades nos Estados Unidos 2.jpeg



Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública