Ministério da Justiça e Segurança Pública promove capacitação do ProConsumidor em quatro estados

Brasília, 14/09/2021 — Os Procons e Defensorias Públicas dos estados de Sergipe, Tocantins, Piauí e Amazonas estão sendo capacitados, nesta semana, para operar o novo sistema de atendimento ao consumidor, o ProConsumidor, que irá substituir o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), nos próximos anos.

O novo sistema traz recursos diferenciados e mais agilidade, além de centralizar o cadastro eletrônico do fornecedor, o que se torna um grande diferencial em relação ao sistema antigo, pois permite que as empresas visualizem e respondam às demandas de todo Brasil, por meio de uma única senha.

O curso tem carga horária de 40 horas/aulas e está sendo realizado pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), que é parceira na promoção da capacitação técnica dos agentes do Sindec. Durante a qualificação, serão abordados conceitos técnicos, normativos e regulatórios de setores relevantes, além de apresentar os tipos de consulta, preenchimento do cadastro de reclamação e as tratativas para atendimento e gerenciamento das audiências. No total, 301 técnicos estão participando das aulas que acontecem via EaD, de 13 a 17 de setembro, e todos receberão certificado da Universidade de Brasília (UnB).



Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública