Militares concluem o EAGTS

Oito cabos concluem estágio que agora os habilitam à promoção para a graduação de Terceiro-Sargento

 

Na manhã de quinta-feira (18/11), foi realizada no auditório da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), a solenidade militar de conclusão do Estágio de Adaptação à Graduação de Terceiro-Sargento (EAGTS). Presidida pelo Comandante da Escola, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, a cerimônia contou com a presença dos Chefes de Divisão da EPCAR, do Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro, do Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), Tenente Especialista Mauro Evangelista da Silva, do Coordenador do Estágio, Capitão Especialista Márcio Lúcio de Oliveira e dos oito cabos concludentes do estágio, componentes da turma Gênesis, nome escolhido pelos integrantes.

Um desses concludentes é o Cabo Eli Carlos da Silva. Com mais de vinte anos de serviço ativo na Força Aérea Brasileira (FAB), o militar é especializado em administração e, atualmente, presta serviços na Secretaria do Comando da EPCAR, setor este onde já atua há mais de dez anos. Ele foi o responsável por ser o orador da turma, durante a solenidade, e discorreu sobre a valorização dos cabos com a nova normativa do Comando da Aeronáutica (COMAER), a qual reduz o interstício para suas promoções e também sobre as novas atribuições e responsabilidades que a eles serão atribuídas, após a concretização da promoção, que se dará dentro do calendário de promoções já estipulado pelo COMAER. “Adotamos como lema da turma a expressão do latim: OMNIA TEMPUS HABENT, inspirado no livro de Eclesiastes, que nos diz: Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu. Assim que o Alto-Comando julgar conveniente e necessário, a Guarnição de Barbacena tem condições de agregar ao seu rol de terceiros-sargentos outros oito que, embora novos na graduação, trazem consigo experiências de mais de duas décadas na FAB, e que ainda carregam consigo grande vigor e vontade de fazerem a diferença”, destacou o militar, durante o seu discurso.

O Capitão Márcio Lúcio de Oliveira esteve à frente do estágio na função de coordenador e, na solenidade de encerramento, destacou a importante participação dos instrutores na capacitação dos militares e, sobretudo, o envolvimento dos cabos durante o estágio. “Assim são as mudanças, as promoções, as nossas responsabilidades aumentam, mas tenho a certeza de que o farão brilhantemente com a capacidade e experiência que adquiriram nessa jornada e, sobretudo, pelo que vivenciaram nesses longos e proveitosos anos em suas unidades”, enalteceu.

“É motivo de muita satisfação e muito orgulho. Satisfação por poder estar aqui, por fazer parte deste momento e ratificar aquilo que vocês construíram e, essa construção foi feita ao longo dos anos que cada um de vocês entregou à FAB. Orgulho é de fazer parte dessa conquista a que cada um de vocês chegou, turma Gênesis. Sem humildade não existe líder e vocês precisam entender isso desde já. A essência do líder é liderar pelo exemplo! Perseverem na missão! Valorizem as escolhas que fizeram e as escolhas que fizeram por vocês”, disse o Comandante da EPCAR no encerramento da solenidade.

Na solenidade, todos os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro e os concludentes do estágio receberam seus certificados de conclusão, aguardando, agora, a data estipulada pelo Comando da Aeronáutica para promoção de graduados, onde ascenderão à graduação de Terceiro-Sargento, mantendo-se suas respectivas especialidades.

 

O ESTÁGIO

O Estágio de Adaptação à Graduação de Terceiro-Sargento (EAGTS) tem por finalidade formar Terceiros-Sargentos que suprirão as necessidades de pessoal para o preenchimento de cargos e o exercício das funções de nível auxiliar nas Organizações da Aeronáutica, destinando-se a Cabos (QCB) da ativa nas mais diversas especialidades que atendam às condições estabelecidas no Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica (RCPGAER), no Regulamento de Promoções de Graduados da Aeronáutica (REPROGAER) e na Instrução Reguladora do Quadro Especial de Sargentos (IRQESA). Exige dedicação em tempo integral e sua duração é estabelecida no Plano de Ensino, aprovado pela DIRENS.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca

Fotos: Sargento Valentim

 

 

Fonte: EPCAR

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário