Meio Ambiente: Semma realiza ação conscientizando sobre queimadas ilegais

Com o tema “Negligência, Queima e Sufoca! Não deixe que o verde se torne cinza”, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã de sábado (18), uma panfletagem conscientizando a população sobre os malefícios das queimadas.

A equipe se concentrou na entrada da Marabá Pioneira colocando adesivos nos veículos e conversando com os condutores que passavam pela via de acesso ao bairro, a ideia era também orientar não queimar o lixo produzido.

A Coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semma informou que, apesar das campanhas, ainda são muitos os focos de queimadas em áreas urbanas registradas e que nesse período de estiagem os casos de registros de queimadas só crescem.

“Mais um ano tentando reduzir as queimadas e tentando conscientizar as pessoas que queimar não é o melhor resultado, pois temos serviços de coleta de lixo para não queimar o lixo e também as queimadas em áreas urbanas prejudicam e, além de não deixar queimar, a pessoa pode também denunciar essas práticas”, disse Socorro Lins, Coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semma.

A ação faz parte de uma ampla programação que realiza um trabalho de conscientização permanente também em praças, escolas e outras instituições. E as orientações também se voltam para as comunidades rurais que evitem o uso de fogo, especialmente nas proximidades de áreas com vegetação seca, que caracteriza o período de estiagem e no qual os cuidados devem ser redobrados.

A ação também chama a atenção dos condutores para atos perigosos como lançar pontas de cigarro na via, fogos de artifício em áreas de vegetação seca e queimadas como forma de limpeza de terrenos.

A Semma disponibiliza o telefone da Linha Verde para denúncias de crimes ambientais, como as queimadas ilegais, (94) 3312-3350. Se puder, denuncie. Queimada é crime, destrói sua saúde e a natureza. Não compactue com esse ato!

Veja outras fotos:

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio



Fonte: Prefeitura Municipal de Marabá.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.