Marinha dos EUA anuncia apreensão de carregamento ilegal de armas no mar da Arábia (VÍDEO)

Fotos da carga, que supostamente incluía “mísseis guiados antitanque de fabricação russa” e rifles de assalto chineses, foram postadas pela conta oficial da Quinta Frota dos EUA no Twitter na última sexta-feira (7). 

​Milhares de armas ilícitas interditadas pelo cruzador de mísseis guiados USS Monterey (CG 61) de um dhow sem Estado nas águas internacionais do norte do mar da Arábia em 6 e 7 de maio. O esconderijo de armas incluía mísseis guiados antitanque de fabricação russa e rifles de assalto chineses Tipo 56. 

A Quinta Frota dos EUA usou um helicóptero SH-60 Seahawk, que decolou do cruzador de mísseis guiados USS Monterey (CG 61), para parar um navio apátrida para verificação de bandeira durante patrulhas de rotina.

“O USS Monterey e sua Equipe de Interdição Avançada (AIT) da Guarda Costeira dos EUA descobriram a carga ilícita durante um embarque de verificação de bandeira de rotina realizado em águas internacionais de acordo com o direito internacional consuetudinário”, disseram os militares norte-americanos. 

​O USS Monterey forneceu mais de 36 horas de vigilância e segurança para suas equipes de embarque e a embarcação interditada durante os dois dias de operação. 

O navio suspeito esteva sob vigilância do USS Monterey por cerca de 36 horas antes de ser abordado. A carga foi confiscada e agora aguarda disposição enquanto uma investigação é realizada para determinar a origem das armas e seu destino final. Enquanto isso, a tripulação do navio não identificado foi liberada “após interrogatório” e o “dhow foi avaliado quanto à navegabilidade”.



Fonte: Sputnik News