Mais de 2 mil pessoas se emocionam com concerto da Ossca no último sábado

O primeiro concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) após a pausa gerada pela pandemia, que aconteceu no último sábado (11), no teatro do Centro Multiuso de São José, foi acompanhado por 2.130 pessoas ao vivo pelo site da orquestra. Além disso, as 260 pessoas tiveram a oportunidade de assistir ao evento presencialmente, após garantirem os ingressos distribuídos gratuitamente, comprovando ter completado o esquema vacinal contra a Covid-19. Conforme determinação da Vigilância Sanitária estadual, a lotação da plateia foi limitada em um terço da capacidade.

“Uma emoção sem limites, um momento extraordinário, único. Na minha vida de regente, eu nunca tive tanta emoção como hoje”. Com essas palavras, o maestro José Nilo Valle resumiu o espetáculo Beethoven 250 anos, realizado pela Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) na noite que marcou o retorno das apresentações da orquestra na Grande Florianópolis, seguindo as orientações sanitárias para a realização de eventos.

O Prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, prestigiou de maneira presencial o espetáculo e se encantou com a performance dos 47 músicos da orquestra. “Estamos muito felizes em termos a Ossca agora aqui em São José. Esse espetáculo, que marca o início de uma parceria, tem uma grande importância cultural para o nosso município e também para Santa Catarina. Estou muito orgulhoso de todos que trabalharam para que esse evento fosse um sucesso”, declarou. 

O público presente no teatro respondeu com entusiasmo à performance da orquestra, aplaudindo de pé ao final do concerto de pouco mais de duas horas. Na transmissão ao vivo, a emoção não foi menor. Comentários como “Maravilhoso!!!!  Que energia linda” e “Como é magnânimo este momento. Gratidão! “, registrados no chat da transmissão, dão uma ideia do que foi oferecido no concerto.

A emoção tomou conta de músicos e público naquela noite de encanto, que vai marcar a história da Ossca. “Me senti estarrecido”, descreveu o maestro e diretor artístico José Nilo Valle. “Quando você está regendo uma orquestra e sente que estão todos (os músicos) profundamente envolvidos, ali, sinceramente, não precisa mais reger, tem que curtir”, elogiou. 

O concerto Beethoven 250 anos contou com o apoio da Prefeitura de São José, da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José e da Unifique, e teve o patrocínio da empresa Havan. O espetáculo segue disponível no canal da Orquestra no Youtube e já somava mais de 3.790 visualizações nesta segunda-feira (13). 

“Além de apresentações com formações reduzidas, a Ossca prepara novos concertos para ainda este ano, em breve teremos novidades”, anuncia o presidente André Almeida. 

 

Fotos: Cristina Gallo e André Quadros

Fonte: Prefeitura Municipal de São José.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.