League of Legends: como funciona o crossmap


Conheça a estratégia que é usada em LoL para obter muitos recursos.

O jogo League of Legends, foi desenvolvido pela Riot games e é um MOBA que está disponível para ser baixado e jogado em computadores de forma gratuita.

No game, há um único mapa com três rotas e uma selva, a “Summoner’s Rift”. E o crossmap (ou mapa cruzado em português) é uma resposta dada a uma ação do adversário que está do lado oposto.

crossmap em League of Legends

A estratégia é baseada em ações, como por exemplo, se um gank for parar no topo, o time terá que prever suas atividades para conseguir ter vantagens. O grupo poderá tentar fazer isso de várias formas, invadindo a selva do inimigo, realizando abates, conquistando as barricadas ou derrotando um dragão.

Como praticar crossmap em League of Legends

Algumas das ações dos inimigos poderão resultar em boas previsões para a estratégia de crossmap, como por exemplo, as ondas de tropas empilhadas, que poderão significar um dive futuramente. A troca de alvos poderá ser muito facilitada se houver bandos na torre e isso também poderá favorecer a permanência do grupo no local, caso ele tenha sucesso.

Para se ter maior êxito, basta observar bem o jogo do time inimigo e saber reconhecer suas ações realizadas do outro lado do mapa. Então é só saber agir na hora certa, antes que tudo aconteça, para se ter maior proveito da situação, ganhando vantagem sobre o tempo que os adversários perdem para se prepararem.

crossmap em League of Legends

A melhor estratégia

O termo “crossmap” em League of Legends é ainda muito confundido com “Caçadores”, mas por conta da maior mobilidade ao andarem pelo mapa por meio da estratégia oficial, a resposta aos objetivos e as invasões vindas do outro lado, são muito mais frequentes.

Para aproveitar bem essa estratégia, é preciso ter uma ideia bem clara da força que os inimigos possuem. Para isso, os aliados precisam pressionar as rotas, o bastante para manter os adversários nelas, para não anteciparem suas movimentações.

Como ler o mapa

Para aproveitar o crossmap em League of Legends, é preciso aprender a ler o mapa do jogo e para isso, o jogador precisa entender o estado em que está a partida para saber quando atacar e colocar seus planos em prática.

crossmap em League of Legends

Caso o time esteja posicionado atrás e outro tente pegar um dragão ou um arauto do vale, prossiga com o grupo para tomar uma torre. É muito importante também obter dinheiro ao invés de procurar alcançar objetivos para se manter no jogo.

É muito comum observar quando acontece um crossmap em League of Legends, principalmente em cenários competitivos. Isso fica muito claro quando se presta atenção na comunicação entre os jogadores durante as competições.

League of Legends é um game eletrônico multiplayer que é jogado online, ao estilo battle arena, foi desenvolvido pela Riot Games para sistemas como Microsoft Windows e Mac OS X no ano de 2009. O MOBA foi inspirado no modo Defense of The Ancients de Warcraft III: The Frozen Throne e já um grande sucesso no mundo todo.

Por Alan Carvalho.

Veja outras dicas de games na categoria Games.