Itatiaia participa de fórum, com o Ministro da Educação



Divulgação

A Secretária de Educação de Itatiaia, Diene Christina Motta Maretti e o Diretor do Departamento de Educação Básica do município, Anderson Antônio Rocha da Silva participaram nesta segunda-feira, dia 05, do Fórum de Educação e Atendimento Técnico do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no município de Miguel Pereira.  

O evento contou com a participação de 63 cidades do estado, do Ministro da Educação, Milton Ribeiro e do Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Valle. De acordo com a secretária de Educação, o objetivo foi estreitar laços entre Governo Federal, estados e municípios e receber suporte e esclarecimentos sobre os programas do FNDE em especial o PAR – Plano de Ação Articulada.  Todos os estados e municípios brasileiros devem elaborar os seus planos para que possam receber apoio técnico da União para melhorias na educação básica pública. 

– O encontro foi muito produtivo e esclarecedor. A equipe se mostrou  disponível para agendamentos e planejamento conjunto para auxiliar nas necessidades específicas de cada região. O Plano de Ação Articulada é a principal ferramenta de planejamento e gestão na área da educação. É a base de todo o apoio financeiro e técnico que o FNDE e o MEC disponibilizam – explicou Diene.  

O PAR é uma importante ferramenta de gestão que possibilita o desenvolvimento de ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas redes públicas de ensino. O planejamento é executado em períodos de quatro anos. Lançado no início deste ano, o quarto ciclo segue até 2024.  

Fonte: Prefeitura Municipal da Itatiaia.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.