ITA fecha parceria com FIEMG para criação de Mestrado Profissional

Publicado em: 30/11/ 2020 –15h58min

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que atua na promoção da competitividade da indústria mineira, na última sexta-feira (27), firmaram parceria para disponibilizar o primeiro mestrado profissional em Computação Aeronáutica do Brasil.

FIEMG e ITA já trabalharam antes em parceria, junto ao SENAI e Instituto Fraunhofer (Alemanha), em 2019, realizando o Curso de Especialização em Manufatura (CEMA)

Desta vez ITA e IEL se unem para oferecer formação, em nível de pós-graduação, aos profissionais de Minas Gerais.

O curso será voltado para a elevação de nível de profissionais da indústria mineira que atuam na respectiva área. O primeiro processo seletivo para preenchimento das vagas disponibilizadas terá início já no primeiro semestre de 2021 e terá duas etapas classificatórias: análise curricular e entrevista. As informações gerais e o edital serão disponibilizados nos sites das duas instituições: https://www.ita.br e http://www.fiemg.com.br/iel.

O objetivo é atender à demanda crescente da indústria mineira por maior qualificação de profissionais da área aeronáutica. “Com essa parceria, vamos abrir a primeira turma, mas estamos pensando grande, pois a demanda é enorme. Temos uma janela de oportunidade para qualificarmos profissionais que farão a diferença e ajudarão a fortalecer a Indústria 4.0”, afirmou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

O vice-reitor do ITA, Prof. Dr. Jesuíno Takachi Tomita, disse acreditar que “os futuros líderes empresariais serão aqueles que vão se qualificar por meio do mestrado profissional”. Dentro dessa ótica, o curso em Computação Aeronáutica tem por objetivo transferir o conhecimento técnico-científico para os profissionais que atuam neste nicho de mercado de trabalho.

“A parceria com o ITA coloca o IEL em uma posição de destaque no cenário nacional e nos consolida como uma Instituição Ciência e Tecnologia (ICT)”, afirmou o superintendente do IEL, Gustavo Macena.

“Já temos uma parceria bem-sucedida na área de manufatura e surgiu possibilidade de fazermos o mestrado profissional na área de Computação. Nós submetemos a proposta à Capes, que aprovou o projeto. O ITA oferece mestrados na área de computação, mas esse foi formatado com o propósito de formar uma turma com pessoas da indústria. Com o apoio e credibilidade da FIEMG, o alcance será ainda maior”, celebrou o reitor do ITA, Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correa.

 

Fonte: IEL

Edição: DCS-ITA

Foto: ITA



Fonte: Instituto Tecnológico da Aeronáutica