Inmetro abre inscrições para interessados em se tornar organismo de avaliação da conformidade de produtos controlados pelo Exército

Já estão abertas as inscrições para empresas e laboratórios candidatos a se tornarem organismos de avaliação da conformidade (OAC) para produtos controlados pelo Exército (PCE), como armas, explosivos, fogos de artifício, coletes e munições, entre outros. Os interessados devem se inscrever no sistema Orquestra do Inmetro.
Os organismos acreditados serão responsáveis por avaliar os produtos e emitir os certificados de conformidade. Após obter a acreditação do Inmetro, os OACs deverão requerer a designação pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército (DFPC), como forma de pactuar as obrigações e responsabilidades.
“Os critérios para o programa foram estabelecidos pelo próprio Exército. Temos recebido muita demanda de empresas e laboratórios interessados em se tornar organismos acreditados e outras de organismo já acreditados querendo expandir sua atuação”, ressalta Andréa Melo, coordenadora do programa.
O Inmetro formou equipes, compostas por profissionais especializados em PCE, basicamente oficiais da reserva indicados pelo próprio Exército Brasileiro, para avaliar cada produto.



Fonte: INMETRO