Índia cria carro elétrico mais rápido do mundo

Créditos: The Verge

Um novo carro criado por uma startup localizada na Índia se tornou o veículo elétrico mais rápido já construído até os dias atuais. Além desta vantagem, o veículo é o mais leve entre todos os carros elétricos já desenvolvidos.

A startup chamada Vazirani Automotive, que tem sua sede em Mumbai, na Índia, revelou as primeiras imagens de seu carro elétrico, que recebeu o nome de Ekonk e que foi projetado para ser o veículo elétrico mais leve de todos os tempos.

O carro, que possui um design incrivelmente futurístico, foi projetado com um sistema de resfriamento especial para mantê-lo o mais leve e rápido possível.

Embora o Ekonk ainda esteja na fase de criação de seu protótipo, a equipe do Vazirani Automotive afirma que seu objetivo é desenvolver o carro mais rápido já construído na Índia e o veículo elétrico mais leve do mundo. A equipe de engenheiros por trás da Vazirani Automotive revelou que, de acordo com os planos, caso o projeto tenha sucesso conforme planejado, o carro pesará apenas 738 quilogramas e será capaz de atingir uma velocidade máxima de 308 km/h.

O sistema de resfriamento de ar utilizado no Ekonk usa uma tecnologia chamada DiCo e criada pela própria Vazirani Automotive. A montadora revelou que esta tecnologia é o que diferencia o Ekonk da maioria dos veículos elétricos modernos, que usam sistemas de refrigeração líquida para resfriar suas baterias.

A equipe da Vazirani usou o sistema DiCo e também uma estrutura de fibra de carbono para manter o peso do veículo abaixo do normalmente encontrado em carros deste segmento. Os criadores do veículo afirmam que o Ekonk tem 722 cavalos de potência, permitindo que vá atinja a velocidade de 100 km/h no tempo recorde de 2,54 segundos.

A empresa se mostrou bastante orgulhosa de seu mais novo projeto e também bastante confiante de que será possível tornar esse conceito uma realidade: “Para nós, o Ekonk significa nosso verdadeiro começo, onde, pela primeira vez, design e inovação se juntam”.

Em seu site, a Vazirani Automotive explica que o Ekonk foi testado em uma pista de alta velocidade, localizada próxima à região de Indore, na Índia. Por outro lado, a empresa não divulgou nenhuma informação sobre a possibilidade do novo carro entrar em fase de produção no futuro, o que provavelmente dependerá do sucesso obtido em seus testes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário