HFASP realiza campanha contra o tabagismo

Na manhã do dia 26 de agosto de 2021, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao fumo (29/8), o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou uma campanha antitabagismo com o objetivo de conscientizar e reforçar as ações nacionais de sensibilização dos usuários e profissionais do hospital sobre os danos causados pelo tabaco.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco e é o maior fator de risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo. Além disso, é uma condição importante para complicações da COVID-19.

No Brasil, o tabagismo é considerado como problema de saúde pública sendo fator de risco para aproximadamente 50 doenças diferentes e responsável por altos índices de mortalidade, diminuição da qualidade de vida e grande impacto nos sistemas de saúde devido ao aumento dos gastos públicos para o tratamento e reabilitação das pessoas afetadas.

Durante a campanha, a Tenente Médica Carla Mutto Ferreira Pontes Neves, o Tenente Médico Pedro Henrique Andrade Esteves e a Tenente Enfermeira Nislene Barbosa Viana realizaram orientação aos pacientes e aproveitaram o momento para divulgar o programa antitabagismo, que consiste na formação de um grupo de apoio para a cessação do tabagismo de militares e dependentes, contribuindo para promoção da saúde dos beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).

O Tenente Pedro Andrade comentou sobre a importância da campanha: “O tabagismo é um mal conhecido, pouco combatido nos dias atuais. Deixamos de lado os diversos malefícios que o mesmo traz à saúde. Que essa campanha possa levar conhecimento e promover saúde de forma integral entre os militares da Força Aérea e seus familiares”.

Os fumantes que desejem entender melhor sobre a dependência de cigarros e queiram participar do grupo antitabagismo do HFASP, acessem o link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUZNeykWpF31uGKTOSBDCB3m47PnrEDPYm0DR-0x_0DTtpKQ/viewform 

    

Fonte: Comunicação Social e CAIS

 Referência:
Corrêa da Silva LC, Araújo AJ, Queiroz AMD, Sales MPU, Castellano VCO. Controle do tabagismo: desafios e conquistas. J Bras Pneumol. 2016;42(4):290-298
Combate ao Tabagismo: https://www.sbmfc.org.br/noticias/dia-nacional-de-combate-ao-tabagismo-2020/. Acessado em: 27 de Setembro de 2021

Fonte: HFASP