Há 12 anos, Timão superou o São Paulo no Morumbi e garantiu vaga na final do Paulistão


Ronaldo comemora gol marcado no Majestoso em 2009.
Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


Há exatos doze anos, o Corinthians visitou o São Paulo, no Morumbi para atuar pelo segundo jogo da semifinal do Paulistão daquele ano. No dia 19 de abril de 2009, após vencer o rival na primeira partida, no Pacaembu, bastava um empate para o Alvinegro se garantir na final. A vaga, porém, veio em grande estilo com vitória por 2 a 0 e um golaço de Ronaldo Fenômeno. 

Naquele dia, a equipe do Parque São Jorge foi a campo com Felipe, Alessandro, Chicão, William, André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. O técnico era Mano Menezes. 

Apesar das duas equipes escaladas com três atacantes, as defesas prevaleceram durante todo o primeiro tempo daquele Majestoso. A melhor chance do Timão na primeira etapa veio aos 32 minutos, com Ronaldo após ótimo passe do lateral André Santos. O Fenômeno chutou forte, mas o goleiro Bosco defendeu com a perna. 

Na segunda etapa, o Alvinegro controlava os avanços do São Paulo e explorava os contra-ataques, para definir o mata-mata. E a definição veio em apenas 2 minutos. Aos 10, Douglas aproveitou o rebote no campo de defesa e tocou para Ronaldo, que inverteu o jogo para Jorge Henrique. O atacante chutou forte e acertou a trave. No rebote, Douglas, que vinha acompanhando a jogada, apenas empurrou para as redes para fazer 1 a 0.
 

Dois minutos depois, Cristian acertou um lindo lançamento para Ronaldo que, lembrando os tempos de Barcelona, ganhou na corrida do zagueiro Rodrigo e tocou na saída de Bosco, dando números finais ao jogo. Com a vitória, o Timão enfrentaria o Santos na decisão para, depois, sagrar-se campeão invicto do Paulistão de 2009. 

Uma curiosidade desse confronto é que, com 21 jogos sem derrota pelo Campeonato Paulista, o Alvinegro superou a série de 20 estabelecida pelo próprio São Paulo, entre 2006 e 2007, retomando a Taça dos Invictos – troféu entregue pela FPF ao clube que mantiver o maior número de partidas sem derrotas no Paulistão. O troféu segue com o clube do Parque São Jorge, após 28 jogos invicto entre as edições de 2009 e 2010 do torneio estadual.




Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol

Fonte: Corinthians