GTA Vice City ou Scarface? Confira todas as referências do filme no game


Não é novidade para ninguém que os jogos, como parte integrante da cultura pop há algumas décadas, buscam referências em outros meios para construírem sua identidade. A série Grand Theft Auto é um grande exemplo disso, em especial o clássico GTA Vice City.

O GTA Vice City possui como tema central a máfia de Miami (no caso, Vice City é inspirada na cidade da Flórida). Para criar a atmosfera do game, foram utilizadas várias referências do filme Scarface, que trata de temas semelhantes em uma cidade praiana, ocupada por imigrantes latinos.

Confira neste texto algumas referências claras do filme Scarface no clássico jogo da Rockstar Games, que ao lado do GTA San Andreas, é um grande sucesso que perdura até os dias de hoje.

O nomes do protagonista em GTA Vice City

Apesar dos nomes e funções na história não serem idênticos ao filme, é possível enxergar as referências a partir da escolha dos nomes e características em segundo plano dos personagens em si.

O protagonista do filme Scarface, interpretado por Al Pacino, é um imigrante cubano de nome Tony Montana, que inicia no mundo do crime norte americano em busca de poder. No game, Tommy vive o papel de protagonista, também imigrante (nesse caso italiano), e realiza trabalhos para o crime organizado ítalo-americano em busca de crescimento.

Os imóveis em GTA Vice City

Uma das cenas mais emblemáticas do filme é o assassinato de um comparsa enviado por Omar Suarez para auxiliar Tony Montana através de uma motosserra no banheiro de um apartamento na praia.

É possível, ao explorar um conjunto de apartamentos de pousada, muito parecidos com os do filme por sinal, onde o acesso a um dos quartos é liberado, podendo ser visto no interior do seu banheiro marcas de sangue na parede e uma motosserra no chão. 

Além disso, a mais clara referência é logo percebida por quem assistiu a película quando se adentra a mansão do chefe do tráfico Gonzalez. A mansão é praticamente idêntica à mansão que Tony Montana adquire quando domina o tráfico da cidade.

Alerta de spoiler: em determinado momento do jogo, Tommy também adquire essa mesma mansão ao matar Gonzalez. 

Se a visão principal da entrada da mansão é muito semelhante, a sala principal onde seria o escritório de Tommy Vercetti então é idêntica, com todas as cores iguais, móveis e até mesmo um moderno (para a época, lembrem-se que estamos falando dos anos 1980) sistema de monitoramento com várias câmeras e TVs.

A icônica boate Malibu

Uma parte significativa da narrativa de Scarface acontece dentro de uma boate chamada Babylon. Em Vice City não podia deixar de estar presente uma referência também a essa danceteria disco para pessoas descoladas e… Gangsters!

A boate Malibu é um dos pontos centrais da primeira metade da cidade e onde várias negociações acontecem, o visual é bastante semelhante a Babylon e suas funções na narrativa são basicamente as mesmas.

Boate Malibu GTA Vice City

As roupas de Tommy Vercetti e outros personagens

Apesar de não serem exatamente do filme e sim um reflexo da década de 1980, algumas roupas disponíveis para o Tommy Vercetti e outros personagens como Lance Vance são muito semelhantes às roupas utilizadas por Omar Suarez, Frank Lopez, Manny Ribera e o próprio Tony Montana.

Bônus: Scarface em GTA III

GTA Vice City não é o único jogo da série que possui referências à Scarface. No GTA III existe uma rádio que pode ser acessada ao entrar em qualquer automóvel que toca apenas músicas que estão presentes na trilha sonora do filme, como Rush Rush de Debbie Harry e Scarface de Paul Engemann.

Como baixar GTA Vice City

O GTA Vice City não é um jogo recente, sendo da década retrasada. No entanto, é possível adquirir o game pela Steam, onde está disponível por R$ 14,99. Adquira o GTA Vice City e aproveite tudo que o mundo aberto desse game tão clássico e ao mesmo tempo tão atual tem a oferecer!

Por Alan Carvalho.

Veja outras dicas de games na categoria Games.