Governo federal, por meio do MTur, viabiliza construção de praça em Estância (SE)

O município de Estância, localizado no litoral sul de Sergipe, é bastante procurado por turistas que buscam belas praias e atrações culturais. Agora, a cidade vai ganhar um novo atrativo turístico para encantar ainda mais os visitantes e contribuir para o bem-estar da comunidade. Com investimento de R$ 674,9 mil do Ministério do Turismo, uma nova praça será construída no povoado de Porto do Mato, um dos principais acessos às praias da região, como a famosa Praia do Saco.

“Estância é um importante destino turístico do Nordeste, pois abriga diversas praias maravilhosas e atrativos culturais valiosos. Esta nova praça vai aprimorar a infraestrutura turística da cidade, melhorar a experiência de quem visita o município e atrair cada vez mais turistas à região”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Distante 70 km da capital Aracajú, Estância também é a porta de entrada para a Praia do Abaís, Ilha da Sogra e a Praia das Dunas. A cidade também abriga grandes eventos de final de ano, carnaval e São João, recebendo, em média, 30 mil turistas por dia durante as festividades.

BARCO DE FOGO – Um dos destaques culturais de Estância é a manifestação do Barco de Fogo, que atrai milhares de turistas à cidade durante as festividades juninas. A tradição consiste em uma réplica de um barco feito em madeira que desliza por um arame, num percurso de 200 a 300 metros, movido por fogos de artifícios. Tão rápido como um foguete, o barco de fogo deixa um rastro luminoso pela cidade, enfeitada, também, com bandeiras.

Ainda hoje, fogueteiro e ajudantes trabalham coletivamente, preservando a tradição e garantindo a alegria da festa de São João, o principal evento turístico/cultural de Estância, marcado por atrações como batucadas e o barco de fogo, as espadas e buscapés. A comunidade se envolve em todas as fases dos festejos e na produção do barco de fogo, desde o corte do bambu, para fazer as chamadas tabocas, até as danças que entram pela noite durante o pisa-pólvora.

 

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo



Fonte: Ministério do Turismo.
Leia mais notícias no Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário