Governo de Sergipe celebra 11 anos de chancela da Praça São Francisco 

A chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade, designado pela UNESCO, completou 11 anos, no domingo(01). Para celebrar este marco importante para a história, a memória e a cultura do estado, o governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), a prefeitura de São Cristóvão e a Universidade Federal de Sergipe promoveram programação especial, realizada nesta segunda-feira(02). 

A programação teve início com webinário, promovido pela prefeitura, e foi mediado por Edílio Lima, arquiteto do município, com o tema “Gestão de Patrimônios da Humanidade”. Fizeram parte do webinário representantes do poder público, da sociedade civil e a presidente da Funcap, a professora Conceição Vieira. 

No encontro, a presidente Conceição Vieira destacou a importância do título para Sergipe e o trabalho conjunto para o fomento da cultura no estado: “Fortalecemos os nossos laços ligados ao compromisso de ter a representatividade do patrimônio da humanidade. Que isso sirva de energia e estímulo para continuarmos cumprindo nossas missões”, enfatizou. 

Além do Webinário, foi realizado, no Museu Histórico de Sergipe, a abertura de três exposições: “Ikê Maré”, do Artista Julico; “Um olhar sobre a performance da capoeira”, do Artista Wécio Grilo, ambos sãocristovenses, e também a XII Mostra de Artes Visuais dos acadêmicos da UFS. A comemoração contou ainda com a apresentação musical do canto e compositor Giló Santana.

Na ocasião, os artistas prestaram homenagens ao ex-coordenador do Museu Histórico de Sergipe, Sérgio Murilo Lacerda, que faleceu recentemente, vítima de complicações da Covid-19.

A programação completa foi disponibilizada na íntegra, nos canais do Youtube da Prefeitura de São Cristóvão e Funcap.

Fonte: Governo do Sergipe