Google torna mais fácil o uso de senhas em smartphones

Créditos: Droid Life

O Google anunciou que seu aplicativo de busca, presente tanto nos dispositivos que operam com o sistema iOS quanto nos que utilizam o sistema operacional Android, incluirá uma nova seção para possibilitar o gerenciamento de senhas que são salvas na conta.

Essa novidade é mais uma inovação de um sistema já existente e que funciona muito bem no navegador Google Chrome.

Outra novidade também anunciada foi a chegada de um recurso já disponível no Android para Chrome para iOS. O anúncio feito pelo Google marca um grande incentivo da empresa ao “Mês de Conscientização sobre Segurança Cibernética” e mostra o quanto a companhia está empenhada em garantir uma maior segurança aos seus usuários, no que diz respeito às contas salvas em seus dispositivos.

Essas novidades anunciadas pela empresa aumentarão a segurança das contas e ajudarão as pessoas a evitar combinações fracas de senhas, que podem ser exemplificadas por senhas do tipo “senha123”.

A maior mudança prometida pela empresa para esse novo sistema de segurança é a chegada de um menu no app de busca do Google, presente nos dispositivos Android e iOS. Esse recurso irá facilitar o acesso às senhas salvas na conta do usuário. Atualmente, para que o usuário possa acessar sua senha, é preciso seguir até a página de senhas do Google, através da extensão já destinada para este caminho, o que também pode ser feita através do navegador Google Chrome.

O Google também anunciou que 150 milhões de contas terão habilitado o recurso de autenticação em duas etapas, chamado de 2FA ou de 2SV, até o final de 2021. Isso tornará a etapa de realização de login nos dispositivos ainda mais segura para aqueles que dependem de seu smartphone ou tablet como dispositivo de confirmação para a efetuação do login.

A empresa ainda afirmou que, a partir de novembro deste ano, os criadores de conteúdo no YouTube serão obrigados a habilitar este sistema de autenticação em duas etapas para acessar o YouTube Studio, garantindo uma maior segurança para os verdadeiros donos das contas. Na prática, esta mudança dificultará a ação de hackers, evitando que outras pessoas que não sejam os criadores de conteúdo publiquem qualquer tipo de conteúdo nas contas da plataforma.