Fundac lança Concurso de Origami para socioeducandos

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), lançou, nessa quinta-feira (10), o III Concurso de Origami, com o tema: “A Minha Arte Feita de Papel”, destinado a selecionar os trabalhos de arte em origami elaborados pelos socioeducandos das unidades de internação e semiliberdade da Fundac.

O Concurso de Origami é uma promoção da Fundação, por meio da diretoria técnica e do eixo Esporte, Cultura e Lazer, em alusão aos 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e busca estimular a produção artesanal de peças de dobraduras de papel, estilo origami 3D, bem como o fomento de atividade ocupacional de trabalho manual. 

Segundo Rafael Honorato, diretor técnico interino da Fundac, nesta edição do concurso, os finalistas participarão de um evento competitivo, ao vivo, transmitido pela internet, em plataforma digital para todas as unidades socioeducativas, no qual cada finalista deverá montar a peça artesanal e apresentar sua obra artística para uma banca de jurados.

Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, acredita que as artes manuais têm um grande papel no campo de atividade ocupacional, uma vez que estimula a concentração, a criatividade, o controle de ansiedade e a coordenação motora. 

“Dentro das unidades socioeducativas, a manufatura de artesanato com dobraduras de papel tornou-se uma tradição, aprendida e ensinada através da transmissão de conhecimento popular”, disse o coordenador, lembrando que neste período de distanciamento social este tipo de arte se constitui como uma ferramenta importante, pois ajuda aliviar as tensões emocionais.

De acordo com o regulamento do III Concurso de Origami da Fundac, poderão participar somente adolescentes e jovens da faixa etária dos 12 aos 21 anos, e que tenham vínculo institucional com as Unidades Socioeducativas do Estado da Paraíba.

As inscrições estarão abertas de 10 de junho a 9 de julho de 2021, e serão feitas diretamente na Unidade Socioeducativa por meio do preenchimento de uma ficha, que será disponibilizada para todas as unidades. O interessado deverá inscrever um trabalho de origami de sua autoria sobre o tema: “A Minha Arte é Feita de Papel”.

Rafael Honorato lembrou ainda que o origami 3D pode ser feito em uma ou mais técnicas, podendo o objeto ser: vaso, porta retrato, casinha, animais, barcos ou outra qualquer criação dentro do universo do origami tradicional ou origami 3D, estilo paper craft. “Cada participante poderá enviar somente uma obra para seleção e a participação pode ser individual ou em duplas”, frisou.

A data de entrega das peças se encerrará dia 9 de julho, com o prazo final para preenchimento da ficha de inscrição. Serão selecionados três finalistas por Unidade que participarão, ao vivo, de um evento interno em rede de transmissão para as unidades da Fundac, por meio de videoconferência a ser realizada no mês de agosto, durante a Mostra Juventude Ativa. Na ocasião, os competidores montarão uma peça em tempo real e a comissão julgadora irá eleger os três melhores trabalhos.

Os origamis passarão por uma comissão julgadora composta por três professores de artes convidados que avaliarão a qualidade artística, a originalidade e a criatividade da peça. Os três primeiros lugares serão premiados com: 1º lugar (um mini game com 400 jogos e um kit de papel para origami), 2º e 3º lugares (um mini game com 400 jogos).

As obras vencedoras serão incorporadas ao acervo da instituição, podendo ser utilizadas em exposição, eventos, decoração ou mesmo doadas para outras instituições que promovem a política de atendimento a criança e ao adolescente, com o objetivo de serem leiloadas para o levantamento de recursos destinados às obras sociais.

 

Fonte: Governo da Paraíba