Frota do Norte da Rússia anuncia início de exercícios no Ártico que envolvem submarinos nucleares

A Frota do Norte iniciou um exercício interarmas de comando e estado-maior sob a supervisão geral do almirante Nikolai Yevmenov, comandante da Marinha da Rússia, informou entidade militar russa.

O ministério notou que, nas primeiras fases do exercício, o comando militar da Frota do Norte e seus agrupamentos e unidades militares foram colocados em estado de prontidão elevada.

No início de abril, o Ministério da Defesa anunciou que exercícios de treinamento estavam sendo realizados no Distrito Militar do Sul.

Em 6 de abril, Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, informou sobre verificações de controle da prontidão na Frota do Norte, bem como nas regiões do Extremo Norte, Ilhas Curilas e península de Kamchatka. Em 14 de abril, os exercícios começaram na Frota do Mar Negro.

Sistema de defesa antiaérea russo Tor durante exercícios táticos do Distrito Militar do Sul da Rússia, na região de Rostov-no-Don

©
Sputnik / Sergei Pivovarov
Sistema de defesa antiaérea russo Tor durante exercícios táticos do Distrito Militar do Sul da Rússia, na região de Rostov-no-Don

Vale destacar que os EUA cancelaram a planejada entrada de seus navios de guerra no mar Negro, prevista anteriormente para os dias 14 e 15 de abril, em meio a tensões geopolíticas na região entre a Rússia e a OTAN.

O Departamento de Defesa dos EUA acrescentou que não houve nenhuma mudança na capacidade operacional dos EUA ou na postura de dissuasão.

Fonte: Sputnik News