Free Fire: como foi criado e por que se tornou um grande sucesso mundial


O battle royale mais famoso do mundo é o um dos jogos mais acessados entre todos; confira tudo sobre sua criação e seu enorme êxito.

O Free Fire é sem dúvidas o maior jogo para mobile ao estilo de battle royale, um grande sucesso mundial. Ele foi desenvolvido pela 111 dots Studios, do Vietnã, e posteriormente foi comprado pela Garena, empresa de Singapura.

Por dia, são cerca de 50 milhões de jogadores que acessam o game, são eles usuários de dispositivos com Android, iOS ou de computadores. Seus concorrentes são os jogos como PLayerUnknown’s, Fortnite e PUBG (Battlegrounds).

O game que hoje é um grande sucesso mundial, foi criado em setembro de 2017 e na época, era disponível apenas para servidores vietnamitas. O que indica que o primeiro surgimento das grandes comunidades dos gamers terem ocorrido na Ásia, não teria sido uma mera coincidência.

No começo, o objetivo da 111 dots Studio, era o de competir apenas com a Horus Entertainment, uma desenvolvedora local do Vietnã que tinha acabado lançar o Bullet Strike: Battlegrounds. As duas grandes plataformas estavam em busca de obterem o mesmo grande sucesso que havia sido alcançado pelo PUBG, que já existia na época.

Acabando com a concorrência

O tipo de mecânica mais leve do Free Fire, acabou desbancando os concorrentes no país, pois o foco do game foi a jogabilidade e a facilidade dos comandos para disparar tiros, dando menos importância aos gráficos.

As configurações do jogo da Garena, fez com que o game ficasse mais acessível para os jogadores que tinham dispositivos mais inferiores. Diferente do PUBG, que era mais pesado e que requeria um tipo de celular mais avançado, o que não combinou muito com os usuários, que eram de uma população de um país subdesenvolvido, com um público de baixa renda em sua maioria.

Sendo assim, o Free Fire se tornou a opção mais popular de battle royale para os fãs, ocupando apenas 25 MB da memória dos celulares em sua primeira versão. Sendo que nos dias atuais, esse grande sucesso mundial é um pouco maior, pois recebe atualizações mensais para que os usuários tenham sempre as melhores experiências com o jogo.

O gênio por trás de tudo

Free Fire grande sucesso mundial

O CEO da Garena, Forrest Li, é atualmente o homem mais rico do mundo, possui uma fortuna avaliada em 545 milhões de dólares, 3,8 bilhões de reais. Tudo isso por estar sempre atento ao mercado do sul da Ásia e por saber o momento certo de investir nos direitos de publicação do Free Fire.

O jogo é o primeiro que a Garena decidiu fazer parte do seu desenvolvimento, sendo lançado em 4 de dezembro de 2017 como o “Garena Free Fire”, se tornando líder de downloads em 22 países logo em janeiro de 2018 e o quinto mais acessado em outras 50 nações diferentes.

Na atualidade, Free Fire, o grande sucesso mundial, é o jogo mais acessado e um dos mais baixados pelo Google Play. No Brasil, o game é uma febre entre os amantes de battle royale e é por isso que os grandes profissionais e campeões do jogo são brasileiros.

Free Fire grande sucesso mundial

Por Alan Carvalho.

Leia também: Copa dos Campeões de Free Fire 2020 é adiada pela Garena.

As skins mais caras de Counter-Strike: Global Offensive.

Veja outras dicas de games na categoria Games.