Festa Nacional da Engenharia

Crédito: Sd R. Menezes

Rio de Janeiro (RJ) – O Departamento de Engenharia e Construção (DEC), com o apoio do Comando Militar do Leste (CML), realizou, no dia 7 de novembro, a cerimônia alusiva aos 200 anos do Patrono da Arma de Engenharia, no 1º Batalhão de Engenharia de Combate – Escola (1° BE Cmb – Es. A Festa Nacional da Engenharia celebrou o ducentésimo aniversário do patrono da Arma, João Carlos de Villagran Cabrita.

Em consonância com a data histórica, foram lançados, no auditório do batalhão, o selo e a moeda comemorativos ao bicentenário. Na oportunidade, instituições e autoridades civis e militares foram agraciadas. Foi realizada, também, uma palestra com o Coronel R/1 Luciano que trouxe curiosidades da biografia de Villagran Cabrita, como o nome da Ilha do Cabrita, homenagem post mortem ao militar, seus feitos heróicos durante a guerra do Paraguai entre outras particularidades.

Os presentes realizaram uma breve visita ao Espaço Cultural do Batalhão, Aurélio de Lira Tavares. O ambiente carrega vasto conteúdo histórico, cristalizado na arquitetura, em textos e em equipamentos militares; além de armazenar grande parte do acervo do antigo Comandante do Exército, General Enzo.

A festividade foi celebrada de forma presencial e através de live. Diversas autoridades estavam presentes, como o antigo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Enzo, o Comandante do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Arruda, o tetraneto do Patrono, Luis Carlos de Villagran Cabrita, entre outros.

Com apoio do Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), a cerimônia foi transmitida ao público pelo Canal TV CML, na plataforma YouTube. Por fim, a tropa disposta no pátio do 1º BE Cmb (Es), acompanhada pela Banda do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizada (Escola), entoou a canção da Engenharia em tom vibrante.


Fonte: Exército Brasileiro