Feira Novo Agro estimula atividades de pequenos produtores

Feira Novo Agro estimula atividades de pequenos produtores

Local e dia fixos inserem a feira na rotina de quem frequenta o Parque do Sabiá
14 de setembro de 2021


Compartilhar no whatsapp


Compartilhar no facebook


Compartilhar no twitter


Compartilhar no linkedin

Fotos: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Como forma de estimular a produção e o consumo das produções agrícolas locais, a Prefeitura de Uberlândia realiza toda terça-feira a Feira Novo Agro. Um local destinado para a venda da produção agrícola orgânica, da agroindústria local, agroecológica ou em transição. Esta terça-feira (14) foi marcada pela retomada das atividades da feira, após um breve hiato de duas semanas. A Feira Novo Agro acontece no Quiosque Multiuso do Parque do Sabiá.

Organizada pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), a feira foi pensada de forma a fazer parte da rotina da população da cidade, sobretudo de quem frequenta o Parque do Sabiá. Nesta terça o engenheiro agrônomo Antônio Elias, que fazia caminhada pelo parque com a esposa, aproveitou o momento para comprar alguns produtos. “É um produto mais saudável, mais saboroso. Se tiver mais feiras assim, mais pessoas são beneficiadas. Comer produto sem agrotóxico é muito melhor”, disse.

A feira conta com barracas de hortifruti de produtos agroecológicos, produtos orgânicos, mel e derivados, panificação e confeitaria, além de barracas de artesanato e faz parte do programa Novo Agro. O produtor rural que queira utilizar do espaço para comercializar na feira pode procurar a SMAEI por meio do telefone 3239-2629.

“É um espaço muito importante, não só para a gente vender, mas também para mostrar que na zona rural existe gente produzindo e preocupado com a alimentação”, afirmou a produtora rural Edna Moura dos Santos, que comentou sobre o cuidado que tomam durante o cultivo. “A gente procura plantar, cuidar sem agredir o meio ambiente e sem usar agrotóxicos, pra não afetar a nossa saúde, que somos as pessoas que estão produzindo, como a de quem vai consumir” afirmou.

Feira Novo Agro estimula atividades de pequenos produtores 1
Fotos: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Novo Agro

O Novo Agro fomenta o sistema de produção sustentável por meio do acompanhamento e de capacitações para os produtores, o programa foi criado pela Prefeitura de Uberlândia em 2017, por meio das Secretarias Municipais de Agronegócio, Economia e Inovação e já contabilizou mais de duas mil pessoas beneficiadas por suas ações, que são divididas em seis pilares: agroindústria, avicultura caipira, agroecologia, aquicultura, turismo rural e gastronomia.

A Feira Novo Agro faz parte do pilar agroecologia, que consiste na produção sustentável, sem emprego de transgênicos ou agrotóxicos e considerando todo ecossistema envolvido, incluindo os componentes ecológicos, socioculturais, técnicos e econômicos.

Além de acompanhamento técnico e capacitações, o Novo Agro promove a realização de eventos, feiras, doação de mudas e oportunidades de mercado, além de adequações na legislação municipal para facilitar a profissionalização dos pequenos produtores.


Compartilhe:


Compartilhar no whatsapp


Compartilhar no facebook


Compartilhar no twitter


Compartilhar no linkedin

Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.