FCCM: Praça da Juventude retoma atividades

Após quase dois anos de atividades suspensas devido a pandemia, o Centro Cultural “Praça da Juventude”, no KM 07 retornou segunda-feira, dia 13, com uma aula inaugural, repleta de programações, marcando o retorno de suas aulas presenciais.

A aula inaugural contou com a apresentação de banda local, banda da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e apresentação de alunos. De acordo com a presidente da FCCM, Vanda Américo, a Praça da Juventude é um projeto querido por muitos. “Quando paramos há quase 2 anos, estávamos com mais de 700 alunos. Agora estamos com mais de 600, no período da manhã e tarde e com de 12 modalidades ensinadas aqui. A maioria dessas crianças não possuem acesso à internet e celular e  essa volta foi muito esperada, não só para eles, mas pelos profissionais e as famílias. A praça sem as crianças fica sem vida.”

Segundo o coordenador da Praça da Juventude, Gilberto da Silva Costa, os cursos disponibilizados para crianças e adolescentes, na faixa de 06 aos 18 anos, são: Iniciação Teatral, Dança e Balé Clássico, Capoeira, Musicalização Infantil, Teoria Musical (Flauta Doce), Fanfarra, Skate, Futsal e Dance to Dance. “O brilho da Praça da Juventude estava muito apagado e graças a esse retorno vai voltar a alegria daqui.”

Conforme o titular da SEMEL, Thiago Miranda, a Secretaria não poderia não participar juntamente com esse projeto, já que é um local com potencial e que pode ajudar a região. “ Voltamos com força total apoiando, porque sabemos o quanto é importante e o quanto as modalidades são importantes e fomentam uma melhora para região.”

titular da SEMEL, Thiago Miranda

Jéssica Mendes, professora de flauta doce da Praça, diz que a expectativa é muito grande para o retorno das aulas. “Sabemos que teremos alguns desafios, pois os alunos ficaram muito tempo parados dentro de casa sem atividades Mas a área da psicologia vai trabalhar junto com a gente e as crianças e dará tudo certo.”

Jéssica Mendes, professora de flauta doce da Praça

O aluno André Carneiro Souza, de 13 anos, vai começar o curso de informática na Praça, e fala que espera ter um bom desenvolvimento e  adquirir conhecimento. “Futuramente quero trabalhar na área da informática”.

André Carneiro Souza

Sarah Vitória, de 7 anos e aluna do balé, conta que está muito feliz pelo retorno das aulas. “Foi muito chato ficar em casa, eu até treinava lá, mas meu sonho é ser uma bailarina. Eu senti falta da professora e colegas e hoje estou muito feliz.”

Sarah Vitória, aluna do balé

O coordenador da Praça da Juventude convida aos que querem conhecer o projeto e participar: “Temos vagas em algumas modalidades. Para se inscrever basta procurar a direção de segunda a sexta. A gente trabalha com crianças de 6 a 18 anos e as portas da Praça da estão abertas para todos.”

Texto e Fotos: Jéssica Brandão



Fonte: Prefeitura Municipal de Marabá.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário