Exposição apresenta vida do ex-prefeito Firmino José da Costa

14/09/2021

Mostra ficará na entrada do Paço Municipal até 30 de setembro

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ao lado do secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, participou na manhã desta terça-feira (14/09) da abertura da exposição “Prefeito Firmino José da Costa: 102 anos de história”. A mostra ficará no térreo do Paço Municipal (rua Baruel, 501 – centro), que leva o nome do ex-chefe do Executivo, ao longo do mês de setembro.

Quem passar pelo local, avistará um totem do ex-prefeito Firmino José da Costa (1919-2009), ao lado de painéis com fotografias e recortes históricos de jornais da época. As unidades contam sua biografia, curiosidades e a vida política. Parte do acervo foi doado pela jornalista Gisleine Zarbiettis à Cultura suzanense.

Em sua biografia, a exposição destaca sua simplicidade. O homenageado esteve à frente do Executivo nos períodos de 1961-1965, 1973-1977 e 1983-1987. Ele também comandou projetos audaciosos, como um centro cívico para Suzano, com os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo os prédios do Fórum e da atual prefeitura, concepções de seus mandatos, este último que atualmente recebe seu nome.

O vice-prefeito declarou que Firmino José da Costa foi um grande visionário, destacando sua extensa biografia, recheada de idealizações e conquistas. Walmir destacou que é uma história que se confunde com o desenvolvimento da cidade e, para apresentar isso à população, estão sendo dispostos conteúdos multimídia, diversos registros fotográficos e muita história.

Ainda na mostra, a pasta espalhou QRCode com cinco áudios, que narram curiosidades de suas gestões. Entre as informações, estão a entrega do Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, em 1974; a inauguração do prédio da Santa Casa de Misericórdia, em 1964; a construção dos prédios do Tiro de Guerra e do Corpo de Bombeiros; e que o município de Suzano se elevou à categoria de Comarca no ano de 1962 – esse feito significou que o município passou a ter independência também na esfera judiciária.

Ashiuchi concluiu dizendo que vale a pena a visita na mostra, que seguirá aberta até 30 de setembro. Ele considera esta uma singela comemoração de 102 anos do ex-prefeito Firmino José da Costa, ressaltando que preservar o passado e cuidar do presente, resulta em um futuro ainda melhor.



Fonte: Prefeitura Municipal de Suzano.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.