Evento virtual apresenta programação da Semana Municipal do Trânsito

Evento virtual apresenta programação da Semana Municipal do Trânsito

21/09/2021 – 18:38



 

Contribuir para tornar Campinas mais saudável, segura, inovadora e inclusiva. Esse é o principal objetivo da Semana Municipal do Trânsito 2021 (Semutran), que foi lançada nesta terça-feira, 21 de setembro, durante evento virtual realizado pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Cerca de 130 pessoas acompanharam a abertura.  

 


Comandaram o lançamento o secretário de Transportes, Vinicius Riverete; o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva; e Roberta Mantovani, que responde pela área de Educação para Mobilidade da Emdec. Representaram as secretarias e entidades parceiras Andrea Von Zuben (Saúde); Marnen Viccari Barbosa (Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos); Charles Duraes Leite (Educação); Fabiano Moretti (Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública); Major Rita de Cássia Pereira (Policiamento do Interior II); e Thiago Ferrari (Comitê Intersetorial pela Primeira Infância – PIC).  
 


O secretário de Transportes destacou que “a Semutran é construída para que possamos conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de que a gentileza e o respeito às normas de trânsito salvam vidas e constroem uma cidade mais harmoniosa”, disse Riverete. 

 

O presidente da Emdec ressaltou o processo evolutivo da Semutran, que chega à 21ª edição. “É o momento de dar visibilidade às nossas políticas públicas. Desde a sua criação, a Semutran se tornou mais robusta e cada vez mais comprometida em promover a responsabilidade no trânsito. Dentro desse espírito, a Emdec adotou recentemente o slogan ‘Em Defesa da Vida’, para marcar seu papel como corporação engajada em defender vidas”, afirmou Camargo e Silva.   
 


A responsável pela área de Educação da Emdec explicou que a Semutran está integrada ao Plano Municipal de Educação para Mobilidade, enquanto ferramenta de mobilização e sensibilização da sociedade nas ações de segurança e mobilidade urbana. “A Semutran representa o momento de construirmos, juntos, um movimento de humanização das relações no trânsito e de aprimorar as nossas políticas públicas para tornar a cidade cada vez mais segura”, destacou.  

 

Durante o evento, os participantes e parceiros ressaltaram a importância das ações intersetoriais e reafirmaram o compromisso com a segurança viária. “A Semutran é fruto de um trabalho multidisciplinar realizado pela Setransp e Emdec; diversas áreas da empresa se mobilizam para organizar as ações com a qualidade e o cuidado que a população merece”, completou Roberta Mantovani. 

 


Destaques da programação 

 

 

A programação da Semutran, composta por atividades presenciais e virtuais de conscientização, que se estendem até o início de outubro, foi detalhada durante o encontro on-line. Um dos destaques é a live “Escolha a Vida”, a ser realizada na quinta-feira, 23 de setembro, às 19h, com participação especial do cantor e apresentador Pedro Leonardo, que compartilhará a experiência vivenciada em um acidente automotivo. O evento será transmitido pelo Instagram (@emdecoficial) da Emdec. 


 

Outros destaques da programação são o webinar “Segurança nos Deslocamentos de Motociclistas em Campinas” (29/09), o Encontro Técnico sobre Segurança Viária Global – Bloomberg (30/09) e a reabertura da Minicidade da Emdec (01/10). A Semutran também oferecerá apoio institucional e operacional à “Bicicletada do Dia Mundial sem Carro”, marcada para esta quarta-feira, dia 22, promovida por grupos de cicloativistas.  

 

 

Durante a abertura, foram antecipadas duas importantes iniciativas que serão lançadas em outubro – o Projeto Cão-Guia, que ampliará a autonomia e a segurança na circulação de pessoas com deficiência visual; e uma campanha de segurança viária dedicada aos motociclistas.  

 

 

A programação completa está disponível no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br/semutran2021.  

 

 

21 anos de Semutran  

 

 

Em 2021, a Semana Municipal do Trânsito completa 21 anos. A primeira edição ocorreu em 2001 e, no ano seguinte, o evento foi regulamentado pela Lei Municipal nº 11.387, de 16 de outubro de 2002, alinhada ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

 

 

A realização da Semutran segue as diretrizes da Semana Nacional de Trânsito, prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano, o mote da Semana Nacional é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Fonte: Prefeitura de Campinas.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.