Escoramento do pontilhão da orla com o canal 1, em Santos, será concluído neste mês

O escoramento emergencial do pontilhão no encontro das avenidas Presidente Wilson (orla) e Pinheiro Machado (canal 1) está 70% pronto e a expectativa é de que o serviço termine até o final deste mês. Nos próximos cinco meses, os trabalhos continuam com monitoramento da estrutura e execução de alguns ajustes.

A obra começou no final de agosto para garantir a segurança e estabilidade da estrutura. A necessidade do escoramento foi definida um pouco antes, em meados de julho, durante vistoria realizada por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), que gerencia a obra, e técnicos da Defesa Civil.

Segundo informação do engenheiro Helio Santos Junior, o serviço envolve a instalação de escoras metálicas embaixo do pontilhão. “É um total de 402 escoras. Uma parte das peças, com altura de 1,60m, sustenta as vigas. As demais unidades têm 1,80m de altura e apoiam a laje”.

Os serviços de escoramento do pontilhão, monitoramento da estrutura e ajustes de escoras levam, ao todo, seis meses e têm custo de R$ 770 mil, recursos do Município. São realizados pela G20 Gerenciamento e Obras Ltda., empresa contratada de forma emergencial.

MUNICÍPIO JÁ ENTREGOU 25 PONTILHÕES

Paralelamente, continuam sendo preparados os documentos técnicos para a licitação de outra obra prevista para o local, a recuperação estrutural do pontilhão. Desde 2013, o Município já entregou 25 pontilhões, sendo 19 estruturas reconstruídas e seis novas. Todas as obras somam investimento de mais de R$ 5 milhões.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos.

Leia mais notícias no Portal Defesa.