Escola Estadual Profa. Maria Berenice B. Alves encerra semestre letivo com encontro entre familiares dos alunos e com professores

Escola Estadual Profa. Maria Berenice B. Alves encerra semestre letivo com encontro entre familiares dos alunos e com professores

O ato de reservar uma data a cada finalização do bimestre e semestre é recorrente pela unidade de ensino, uma forma de acolher a família e, juntos, dialogar a respeito do desenvolvimento dos estudantes

A Escola Estadual Profa. Maria Berenice B. Alves, localizada no município de Capela, território Leste sergipano, realizou nesta quarta-feira (28), a devolutiva com o resultado do primeiro semestre letivo dos alunos para pais ou responsáveis. O ato de reservar uma data a cada finalização do bimestre e semestre é recorrente pela unidade de ensino, uma forma de acolher a família e, juntos, dialogar a respeito do desenvolvimento dos estudantes. 

De acordo com a diretora da escola, Roseneide Souza de Santana, esse momento tornou-se ainda mais importante porque durante a pandemia alguns pais, mães ou responsáveis enfrentam dificuldades adicionais, como pouco ou nenhum conhecimento tecnológico, acessibilidade a internet por residirem na zona rural. 

“Como é uma ação que a escola desenvolve desde 2014, a comunidade sempre atende ao nosso chamado pois muitos pais comentam que é importante esse feedback entre família e escola. Nesse momento ainda mais importante em virtude da dificuldade que alguns enfrentam por não ter conhecimento tecnológico, acessibilidade a internet e esse momento presencial oportunizado pela escola é de grande valia”, relatou a gestora, Roseneide Souza. 

A ação desempenhada pela equipe diretiva, pedagógica e docente, consiste em partilhar com os alunos e seus responsáveis a evolução do aprendizado do aluno. Desse modo, durante o encontro, o professor relata o percurso de ensino e aprendizagem referente ao semestre, bem como promove um momento de escuta por parte dos pais. Além disso, oportuniza o estudante matar a saudade da escola e ainda promove um encontro entre alunos e professores que ainda não se conheciam pessoalmente. 

Calendário escolar da rede

Após a devolutiva do semestre, no período de 2 a 16 de agosto, os professores da Escola Maria Berenice entram de férias seguindo as conformidades e atendendo a proposta do Departamento de Inspeção Escolar (Dies) em equalizar o calendário escolar de toda a rede. Todas as 324 unidades educacionais entram de férias unificadas.

No dia 17 de agosto, após o Governo de Sergipe e o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE) autorizarem o retorno presencial das aulas em toda a Rede Pública de Ensino de Sergipe, além de o conselho de classe da escola deliberar pela volta às aulas, todos se preparam para esse momento.

Fonte: Governo do Sergipe