Equipe realiza visita de diagnóstico para produção de tilápia vermelha

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), na companhia do professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Marcelo Tubarão, realizou recentemente uma visita de diagnóstico em duas comunidades rurais de Mossoró para a produção de tilápia vermelha.

De acordo com o gerente executivo da pasta municipal, Raniere Barbosa, as localidades visitadas foram a Serra Mossoró e Assentamento Paulo Freire. Segundo ele, foi realizado um levantamento de potencialidades nestes dois locais.

“Nós realizamos uma visita de diagnóstico e fizemos levantamento sobre as potencialidades dessas comunidades que fazem uso do dessalinizador. Visitamos uma unidade familiar na Serra Mossoró, que já produz e é um projeto inovador de reuso de água de dessalinizador para a piscicultura e depois fomos ao Assentamento Paulo Freire”, disse Raniere que detalhou que nesta última comunidade há estrutura que pode ser aproveitada.

“O Assentamento Paulo Freire tem uma estrutura de fazendas antigas de produção de melão. Elas têm tanques e a proposta é que possamos potencializar esses equipamentos que eram usados para armazenar água de irrigação e colocar isso numa proposta de piscicultura”.

Raniere Barbosa disse ainda que a visita foi bem produtiva e já há encaminhamentos nesse sentido para iniciar essa produção na Serra Mossoró. Ele destacou que a Ufersa tem uma experiência inovadora com a tilápia.

“Foi uma visita bem produtiva no sentido de buscar esses apoios. A Ufersa tem uma experiência inovadora agora com a tilápia vermelha, inclusive para exportação. Na visita, a gente já deixou um encaminhamento para a Serra Mossoró para melhorar a estrutura existente que tem lá e aí fazer introdução dessa tilápia vermelha”.



Fonte: Prefeitura Municipal de Mossoró.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.